Portal da Cidade Brusque

Assistência

Atendimento do CAD Único cresce significativamente neste início de ano

Aumento é fruto de notificações que o Governo Federal tem feito aos usuários para atualização de dados e também por diversas ações de conscientização

Publicado em 30/01/2018 às 08:53

(Foto: divulgação)

O número de atendimentos do CAD Único realizado pela Prefeitura de Brusque no mês de janeiro tem tudo para ser um dos maiores dos últimos anos. Somente nos dez primeiros dias de trabalho efetivos no ano a Assistência Social de Brusque realizou 191 atendimentos. O número já é significativamente maior do que o mês todo de janeiro do ano passado, quando foram realizados 164.

Segundo a secretária de Assistência Social e Habitação de Brusque, Mariana Martins da Silva, o aumento é fruto de notificações que o Governo Federal tem feito aos usuários para atualização de dados e também por diversas ações de conscientização realizadas pela secretaria.

“Temos trabalhado muito para que estas pessoas que se enquadram dentro dos programas sociais tenham acesso à informação, isso consequentemente aumentou a adesão de novos cadastros e também a atualização de muitos outros, para que estas pessoas que se encaixam dentro das características do programa não perdessem o benefício”, explica.

Segundo ela, outra ação que gerou mais atendimentos é de que agora o usuário que vai à Secretaria de Assistência Social não precisa mais esperar por agendamentos para ser atendido quando a demanda diária era superada. “Hoje, todos que chegam são atendidos. Isso facilita para que estas pessoas, que já tem dificuldades financeiras ou de locomoção, não necessitem novamente voltar à secretaria em outro momento”, diz.

Mariana ainda comenta que para dar conta da demanda mais profissionais estão sendo deslocados para o atendimento. “Alguns deles, inclusive, também fazem atendimento domiciliar quando a pessoa não tem condição de se deslocar até a secretaria”, explica.

Sobre o CAD Único

O CAD Único é a porta de entrada para todos os benefícios sociais do Governo Federal, entre eles o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, Passe Livre Para Pessoas com Deficiência, programas habitacionais, entre outros.

Segundo a assistente social e gestora do CAD Único e do Bolsa Família, Rita Suzana Naisser, somente em 2017 cerca de 4.368 famílias de Brusque se encontravam inscritas no programa. Deste total, 1062, (24,3%) tem renda per capta familiar de até R$ 85.

Entre todos os programas, o principal é o Bolsa Família. Somente em novembro de 2017, o Bolsa Família beneficiou em Brusque 1317 famílias, representando uma cobertura de 86,1% da estimativa de famílias pobres no município.

Para realizar o CAD Único é necessário que os interessados compareçam a Assistência Social com carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço. Com os documentos em mãos, os servidores municipais darão orientações e instruções para identificar em qual programa o solicitante se encaixa e os demais procedimentos para realização do cadastro. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social de Brusque no telefone: 3251-1833.

Características familiares de alguns grupos populacionais específicos que recebem bolsa família

Família de Agricultores – 4

Ciganos – 2

Pescadores – 1 

Presos do sistema carcerário – 9

Pessoas em situação de Rua – 61

Coletores de materiais e recicláveis – 7

Fonte:

Deixe seu comentário