Portal da Cidade Brusque

Cultura

Biblioteca Inquieta, do Sesc de Brusque, celebra a obra de Manoel de Barros

Intitulado como “As despalavras de um poeta”, o evento inicia hoje (24) e segue até a sexta-feira (28) com diversas atrações. A entrada é gratuita.

Publicado em 23/06/2019 às 21:07

(Foto: Foto: Marcelo Buainain/Divulgação)

O Serviço Social do Comércio (Sesc) de Brusque realiza, a partir de hoje (24), o evento “Biblioteca Inquieta: As despalavras de um poeta”, com foco na obra de Manoel de Barros. Na programação estão exposições, rodas de leitura e bate-papo, além de oficinas. As atividades serão realizadas ao longo de toda a semana, com encerramento na sexta-feira (28).

Manoel de Barros

Um homem da fazenda, pantaneiro e poeta que utiliza agrupamentos de letras para retratar o singelo em seu meio, o natural e o abstrato. Dono de uma espontaneidade ímpar, sabe que as palavras são carregadas de sentidos e, como nem sempre acha a ideal, (re)cria. Dentro da captura do olho-cheiro-gosto-pele transferida à linguagem, proporciona vivenciar um universo de sutilezas do autor.

Confira a programação completa:  

24 a 28/06 

Exposição: Pequenos Universos (por Leandro Cogo Bolsan)

As ilustrações imaginam como seriam alguns personagens em um pequeno universo habitado por cactos animados. 

Classificação: Livre

Segunda-feira (24)  

Roda de leitura na biblioteca com o livro "Exercícios de ser Criança", de Manoel de Barros.

Mediação literária: Jerusa Maurici

12h30

Classificação: Livre

Terça-feira (25)  

OFICINA: Poéticas Infantis de Memórias Inventadas

Com a delicadeza de quem respeita as coisas e os seres desimportantes, Manoel de Barros nos aponta um caminho que propõe o desver das coisas, as palavras inventadas, a imaginação, onde construir os próprios brinquedos faz parte de um universo único e poético de existir. Mediadora: Mariane dos Santos, Pedagoga e aspirante a poeta.

Horário: 9h30 às 11h

Público: Infantil (5 a 6 anos)

Quarta-feira (26)  

OFICINA: REPOEMÁTICA

Na arte manoelina é possível desvendar o amplo, o puro, o frágil, o útil e o inútil, o resíduo, o pó e o chão. Nestes resíduos substanciais constrõem-se versos e enredamentos livres. Descobre-se que muita coisa poderia fazer em favor da poesia.

Mediadora: Cristiane de Souza, professora de linguagens e códigos e, principalmente, escolhedora de palavras.

Horário: 14 às 16h

Público: 12 a 15 anos

Quinta-feira (27) 

OFICINA: Poéticas Infantis de Memórias Inventadas 

Com a delicadeza de quem respeita as coisas e os seres desimportantes, Manoel de Barros nos aponta um caminho que propõe o desver das coisas, as palavras inventadas, a imaginação, onde construir os próprios brinquedos faz parte de um universo único e poético de existir.

Mediadora: Mariane dos Santos, Pedagoga e aspirante a poeta.  

Horário: 9h30 às 11h

Público: Infantil (5 a 6 anos)

Encontro Clube do Livro  

Tema: Miudezas

Baseado na obra Tratado geral das grandezas do ínfimo, de Manoel de Barros.

Horário: 19h às 20h

Classificação: 14 anos

Sexta-feira (28) 

Bate-papo com ilustrador Leandro Cogo Bolsan

Horário: 19h

Classificação: Livre

Nascido no interior do Rio Grande do Sul na cidadezinha de São Francisco de Assis, durante a infância sempre teve uma paixão pelas artes gráficas e mais ainda por desenhos animados, despertando mais ainda seu interesse pelos desenhos quando seu pai em busca de uma nova alternativa de renda para a família, resolveu abrir em sua casa uma pequena estamparia.

Foi uma aventura que logo acabou, mas que ficou marcada em sua vida até os dias de hoje. Lembra-se de ver seu pai utilizando uma mesa de luz para copiar alguns desenhos, e essa visão que teve ainda tão novo, fez uma pequena chama acender e desde então nunca mais abandonou essa área de criatividade.

Hoje, na cidade de Brusque SC, com 26 anos, formado em designer gráfico e trabalhando como ilustrador, procura sempre evoluir cada vez mais suas habilidades gráficas.

Grupos podem fazer agendamento pelo 3351-2599 ou através do e-mail paulo.8911@sesc-sc.com.br

Para mais informações, entre em contato: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/biblioteca-inquieta


Deixe seu comentário