Portal da Cidade Brusque

HISTÓRIA

Brusque 92: A história de jogadores e torcedores que viveram conquista do título

Dirigido por um brusquense e apoiado por empresas de Brusque, o documentário será lançado no dia 11 de outubro em cinemas de Brusque, Indaial e Porto Belo.

Publicado em 28/09/2018 às 02:44
Atualizado em

(Foto: Sérgio Azevedo)

(Foto: Sergio Azevedo)

(Foto: Sérgio Azevedo)

O documentário Brusque 92 nasceu de uma inspiração na paixão pelo Brusque Futebol Clube e também, na história da família Azevedo, cujo o pai era apaixonado pelo Bruscão e, apesar das controvérsias, acreditava no título de campeão do Catarinense de 1992 que transformou toda a cidade em uma grande festa.

O documentário é escrito e dirigido por Sérgio Azevedo, e vai além da história do título, conta as vivências das pessoas que foram assistir ao Brusque jogar naquele dia e das famílias envolvidas com o time direta ou indiretamente. “Brusque 92 não fala apenas de futebol, fala da quebra da hegemonia de grandes times que vinham ganhando o campeonato, fala de família e de pessoas que, apesar de suas dificuldades, puderam ficar felizes ao menos por um dia, com a conquista do título”, afirma Azevedo.

A ideia de escrever o documentário surgiu no final de 2012 e através da lei de incentivo a cultura e do apoio de oito empresas brusquenses foi possível reunir os valores necessários para a montagem da equipe e dar início das gravações.

O documentário conta com a participação dos jogadores e técnicos, que inclusive vieram de outros estados para dar seus depoimentos, como Cláudio Freitas, que veio do Rio Grande do Sul contar sua visão do grande dia e do que era o Brusque FC naquela época. 

O documentário conta também a grande festa que Brusque se tornou no dia da conquista do título. “Meu pai conta que o alambrado  do estágio caiu e a torcida invadiu o gramado para comemorar, ele foi correndo segurando na mão da minha mãe comemorar o título com os jogadores. As ruas pararam naquele dia, então, foi algo que marcou uma cidade inteira”, conta Azevedo, que nasceu dois anos após a conquista do título mas cresceu ouvindo seu pai contar esta história inúmeras vezes.

Os pais do diretor são personagens da história e contam a visão dos torcedores, “Brusque 92 é também o retrato de um diretor em busca de sua própria história, reviver esse passado ao lado dos meus pais foi algo realmente incrível”, conta Sérgio Azevedo, com os olhos marejados e a voz embargada de emoção. 

Você acredita que o Brusque pode ser campeão do Catarinense novamente?

Esta foi a pergunta que todos os personagens do documentário ouviram e, sem dar “spoiler”, Sérgio Azevedo conta que as respostas foram muito variadas e envolvem esperança não apenas no futebol catarinense, como também no cenário político atual.

O documentário será lançado no dia 11 de outubro no Cine Gracher Havan de Brusque, Indaial e Porto Belo e vai ficar em cartaz até o dia 17 do mesmo mês. A Classificação é livre. “Um filme feito por um brusquense, apoiado por empresas de Brusque e que conta a história das pessoas que integraram e torceram pelo Bruscão, então convido a todos para viver e reviver esta história tão importante para Brusque e região ”, convida Sérgio Azevedo.



Fonte:

Deixe seu comentário