Portal da Cidade Brusque

Parceria

Brusque recebe alemães para comemoração dos 200 anos de imigração no Brasil

Comitiva visitou pontos turísticos ligados à imigração germânica no município

Publicado em 05/04/2024 às 11:19
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Brusque recebeu, a partir desta quinta-feira (4), uma delegação oficial vinda da Alemanha para a celebração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

A visitação iniciou na Prefeitura e seguiu por pontos turísticos da cidade ligados ao povo alemão, como a Praça Imigrantes de Karlsdorf, no Centro, próximo à Ponte Estaiada.

A comitiva que chegou a Brusque partiu do estado alemão de Baden-Württemberg, região de origem de diversas famílias de imigrantes de Santa Catarina de 1860. A delegação conta com integrantes de Karlsruhe, parceiro do município de Brusque e da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve); do município de Karlsdorf-Neuthard, cidade coirmã de Guabiruba; e da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG), parceira da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC).


Foto:Divulgação

Na Prefeitura, os alemães foram recepcionados pelo prefeito. André Vechi, pelo diretor-geral de Gabinete, Aldinei de Souza, o Nei, e pelo superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, que também é o coordenador da parceria climática entre o distrito alemão de Karlsruhe e Brusque para o desenvolvimento sustentável de ambas as cidades.

A Lei nº 3385, de 5 de abril de 2011, formalizou uma parceria oficial entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe, junto com uma assinatura de parcerias para intercâmbio comercial e cultural entre ambas regiões. Recentemente, a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) também oficializou uma parceria com Karlsruhe.

O prefeito André Vechi analisa com muito otimismo essa aproximação com os representantes alemães. “É uma parceria de contribuições mútuas. Há uma ligação histórica muito forte entre Brusque e a Alemanha e o resultado disso é a colaboração entre as partes visando o desenvolvimento sustentável e inteligente das regiões envolvidas”, afirmou.


Foto:Divulgação

Cristiano Olinger, superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, a Fundema, fez questão de ressaltar a importância de celebrar uma data tão significativa. “Nossa história e identidade estão totalmente ligadas a esta imigração. Eu destaco a importância de recebermos esta comitiva alemã, que fortalece ainda mais esta parceria e nos possibilita pensarmos em conjunto por mais projetos para desenvolver tanto em Brusque como no Distrito de Karlsruhe. 

Ele lembrou que mais eventos com a comitiva alemã ocorrerão nos próximos dias. “É praticamente uma semana de intensa programação, onde podemos lembrar e comemorar o passado, mas olhando para o futuro na busca de um desenvolvimento mais sustentável para nossas regiões”, finalizou.

Fonte:

Deixe seu comentário