Portal da Cidade Brusque

BÍBLIA

Brusque recebe Bíblia em braile

Doação foi feita pela Sociedade Bíblica do Brasil, e está agora presente na Biblioteca Municipal

Publicado em 02/05/2022 às 17:42

(Foto: SECOM)

Na tarde desta segunda-feira (02), a Fundação Cultural, ocorreu a solenidade de entrega de um exemplar da Bíblia em braile, que passa a compor o acervo da Biblioteca Municipal. A doação foi feita pela Sociedade Bíblica do Brasil e faz parte da campanha Pra Cego Ler, que tem como objetivo tornar a bíblia acessível às pessoas com deficiência visual.

Na ocasião estavam presentes o vice-prefeito Gilmar Doerner; a diretora-geral da Fundação Cultural, Zane Marcos; o secretário-executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, Dr. Erni Seibert; o secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil, Jonas Lindner; a reitoria da Unifebe, Rosemari Glatz; o presidente do Conselho de Pastores de Brusque, pastor Cleverson Picolotto; o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv; representando a Associação dos Deficientes Visuais de Brusque, Sidnei Pavesi e representando o Poder Legislativo Municipal, vereador André Batisti.

Um dos representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Brusque, Sidnei Knihs, fez a leitura de um versículo da bíblia em braile, e para finalizar a solenidade, a pastora Heloísa Buckmam fez um momento de oração com os participantes do ato.

“É muito importante pois, para nós que conseguimos ouvir, enxergar, que temos todos os sentidos funcionando perfeitamente, não sabemos como é para a pessoa portadora de deficiência visual, ter essa oportunidade. A bíblia é uma coletânea de livros de várias épocas e autores que trazem aquilo que é o estudo da palavra de Deus. Não estamos falando apenas de religião, mas estamos trazendo cultura e conhecimento para essas pessoas”, comentou o vice-prefeito Gilmar Doerner. 

Ao comemorar a chegada da obra, a diretora-geral da Fundação Cultural, Zane Marcos, enfatizou a importância da doação. "É um dia histórico, estamos recebendo a bíblia em braile, que permite a esta parte da comunidade ter acesso às escrituras sem depender de ninguém. Está escrito que a palavra de Deus liberta, transforma e estimula, e as pessoas com deficiência visual merecem partilhar desta grandeza”.

O secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil, Jonas Lindner explica que a SBB possui vários projetos de inclusão, um deles é o projeto Pra Cego Ler. “Este projeto acolhe pessoas com deficiência visual e auditiva. Hoje temos a oportunidade de trazer para Brusque a bíblia completa em braile. A bíblia ajuda várias pessoas no processo de alfabetização, e a bíblia em braile também alcança uma população que por muito tempo ficou sem esta ferramenta de leitura”.

Para Sidnei Pavesi, representante da Associação de Deficientes Visuais de Brusque, é uma satisfação enorme poder ler a bíblia. “Apesar de toda a tecnologia que temos hoje em dia, com acesso à bíblia por gravação e em redes sociais, para nós, nada substitui a leitura braile. Com a leitura, o aprendizado se fixa melhor, aprendemos mais. Quando uma pessoa lê, ela tem a memória visual, e para nós cegos, temos a memória tátil, então quando lemos no braile, dificilmente esquecemos da leitura, é diferente de ouvir”, compara.

A bíblia em braile passa a estar disponível na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, na Fundação Cultural, na sala em braile. Assim como os outros livros que possuem apenas um exemplar, a bíblia não pode ser retirada do local, mas fica sempre disponível a quem desejar efetuar a leitura.

Fonte:

Deixe seu comentário