Portal da Cidade Brusque

Itália

Brusquense conta experiência de vida na paradisíaca Costa Amalfitana

Formada em Relações Internacionais, Priscilla dos Santos Silva já está há três anos no antigo continente

Publicado em 16/04/2018 às 04:27
Atualizado em

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Roma, Milão, Veneza, Toscana… Alguns dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros que decidem visitar a Itália, um dos mais belos países do velho continente europeu. Isso não quer dizer, porém, que os encantos ficam restritos aos grandes centros sempre exibidos nos principais catálogos de turismo. 

Priscilla Santos da Silva, 30 anos de idade, que o diga. Ela decidiu fugir à regra, e hoje contabiliza maravilhosas experiências vivendo na paradisíaca Costa Sul da “Bota”. A Costa Amalfitana, ou o Paraíso dos Limões, como é conhecida a região, é hoje a casa da jovem, nascida em Lages, mas criada desde um ano de idade na cidade de Brusque.

Formada em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em 2015, Priscilla recebeu a oportunidade de fazer um estágio na área turística do litoral sul italiano. Com a cara e a coragem - e mesmo sem falar uma palavra da língua nativa, Santos se lançou ao desafio que lhe fora lançado. Afinal de contas, tinha o inglês afiado ao seu lado.

“Passei por três hotéis (Ravello, Praiano, Positano) trabalhando durante dois meses, depois trabalhei também na Fazenda do Limão com aulas de culinária, lemon tour e marketing social. Neste meio tempo, me postulei para diversas bolsas de estudos na Europa e passei em cinco: Portugal, Malta, duas na Itália e uma na França. Por custo x benefício, escolhi Itália, mais precisamente o Sul da Itália, na Universidade de Salerno. Como em dois meses já aprendi um pouco do Italiano, aceitei Itália, pois queria ficar pertinho do paraíso da costeira e já tinha conquistado amigos ali”, ressalta.

Três anos depois, a profissional já tem uma vida feita fora do Brasil. Hoje ela mora com seu namorado, que é chef de cozinha e também é natural da Costa Amalfitana. À Portal da Cidade Brusque, a brasileira comenta que muitas coisas ainda lhe trazem encanto na região: as belezas naturais, as praias, as paisagens, o pôr so sol… Mas é o modo de vida dos amalfitanos que realmente não deixa de impressionar a intercambista.

“Os costumes, tradições e festas locais, as festas dos santos... A gastronomia, como pasta com vongole, pasta al limone, tonno (atum), colatura di alici, as verduras frescas... Tomates, abóboras, abobrinhas (pois quase todos  as pessoas locais tem um jardim, um quintal com hortaliças e verduras frescas e biológicas, eles são quase auto suficientes) e os doces famosos: Babà al Rhum, Sfogliatela Santa Rosa, Delizia Al Limone, meringa, scorzette di limone, beringela com chocolate... Enfim, doces que não tinha mais imaginado e que são maravilhosos.  As pessoas que visitam a Costa Amalfitana ficam maravilhadas pela comida fresca. Tudo feito na hora. Os peixes se compram vivos, as verduras são de 0 km, pois são locais. É um paraíso”, pontua.

Muito embora a vida na costa italiana seja boa, a saudade de casa também pesa. Por isso, ainda neste ano, o plano é regressar ao Brasil junto com seu companheiro para iniciar uma experiência de negócio. Trata-se de um food truck italiano trazendo um pouco da cultura do sul da Itália e, claro, da Costa Amalfitana.Tem tudo pra dar certo, não é?

Mas, como já diz o velho ditado, uma imagem vale mais que mil palavras. Confira, então, uma série de fotos registradas por Priscilla durante sua estadia no país italiano.

Agradecimentos

Priscilla Santos da Silva não economiza palavras para agradecer sua tia Luciane Silva, brusquense, que hoje mora em Joinville. “Ela me apresentou Salvatore Aceto, que me deu a oportunidade de fazer estágio e conhecer toda a Costa”.


Fonte:

Deixe seu comentário