Portal da Cidade Brusque

CULTURA

Cerca de 800 estudantes devem participar de Circuito de Cinema, em Guabiruba

Ação que exibe filmes nacionais feitos para crianças vai até está sexta-feira (21).

Publicado em 19/09/2018 às 07:04

(Foto: Divulgação)

Até esta sexta-feira (21) Guabiruba estará envolvida com o projeto ‘’Filmes Brasileiros para Crianças/Circuito Estadual de Cinema Infantil’’, que possui sessões gratuitas às 9h e às 14h30 na Câmara Municipal. Os seis filmes estão sendo exibidos desde segunda-feira, (17), para as crianças da rede pública municipal de ensino. Cerca de 800 alunos deverão assistir aos curtas-metragens brasileiros de diversos estados e voltados para o público infantil.

O projeto visa apresentar às crianças um pouco da cultura de outros lugares, além de dar acesso a uma modalidade de cinema diferente daquele assistido habitualmente na televisão ou em salas comerciais. Os curtas trazem histórias divertidas que transmitem noções de cidadania e de identidade cultural, além de mostrar a diversidade cultural do país.

A superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, Jucilene Regina Schmidt, destaca sobre como o projeto pode ajudar os alunos. ‘’A mostra vem trazendo alguns valores como solidariedade, humildade, através de filmes e também com a intenção de levar ao cinema a criança que não tem condições’’, pontua.

Ela observa que o conteúdo dos filmes, por ser diferente do habitual, desenvolve um olhar crítico e diferenciado nos alunos, além de auxiliar os professores, que utilizam os curtas para desenvolver atividades, como confirma a professora Diná Vicentini Siegel.

‘’Esses filmes vêm a contemplar o que aprendemos em sala de aula, como a valorização do meio ambiente, do brinquedo velho descartado sem necessidade, dos sonhos e a imaginação das crianças’’, enfatiza.

O Circuito Estadual de Cinema Infantil surgiu da necessidade de ampliar a ação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, levando os curtas-metragens brasileiros exibidos durante o evento na capital para outros municípios.

Em Guabiruba, é organizado pela administração pública municipal, por meio da Fundação Cultural e Secretaria de Educação e irá envolver alunos de cinco a nove anos de idade.

Fonte:

Deixe seu comentário