Portal da Cidade Brusque

MÚSICA

CESCB abre inscrições para Oficina de Cordas com início previsto em agosto

Oficinas de violino, viola e violoncelo receberão ex-alunos da Escola de Música do CESCB e entusiasta dos instrumentos.

Publicado em 03/08/2021 às 05:29
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Acervo CESCB)

Ela já recebeu mais de mil alunos e se tornou, incontestavelmente, um dos projetos culturais mais robustos da cidade. A Escola de Música do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB) foi criada em 2006 e se manteve ativa durante 14 anos ininterruptos, acolhendo apaixonados pela música e lapidando-os como instrumentistas.

Assim como aconteceu nos mais diversos setores, a Escola de Música do CESCB também foi prejudicada com a pandemia de covid-19, e as atividades foram encerradas em abril de 2020.

A administração do Centro Empresarial, no entanto, vinha buscando, desde então, saídas para retomar o projeto, para reinserir os antigos alunos e receber novos entusiastas. E as notícias são boas.

Os projetos para o reinício da Escola de Música do CESCB estão à toda e as atividades devem retornar no primeiro trimestre de 2022. Mas enquanto isso, o silêncio não reinará nas dependências do Centro Empresarial.

CESCB lança Oficina de Cordas
Isso porque a entidade acaba de lançar as inscrições para a primeira edição da Oficina de Cordas. O novo projeto já está com inscrições abertas para alunos que queiram lapidar o aprendizado em instrumentos como violino, viola e violoncelo.

São 25 vagas disponíveis com aulas nas segundas-feiras, de agosto a dezembro, para turmas com até cinco alunos. De acordo com o presidente do CESCB, o empresário Edemar Fischer, a oficina é o ponto de partida para que até o ano que vem a Escola de Música seja retomada.


“Nesse contexto, o convite é para ex-alunos da Escola de Música ou pessoas interessadas em retomar seus estudos em instrumentos de corda. Com o sucesso dessas oficinas e com o apoio de empresas de Brusque e região, tenho certeza que nascerá um engajamento para que a Escola de Música renasça, beneficiando toda a nossa comunidade”, diz o presidente.

Fischer ainda destaca que os alunos que ingressarem na oficina são fortes candidatos a serem bolsistas da Escola de Música. Ou seja, é oportunidade atrás de oportunidade.

Como participar
O primeiro passo é realizar a inscrição online, clicando aqui. 

Depois, os inscritos passarão por uma audição individual, em data a ser previamente agendada pelo CESCB. Neste momento, a coordenação pedagógica e das oficinas vão distribuir os alunos em turmas com competências e habilidades técnicas e teóricas compatíveis.

A Oficina de Cordas tem uma mensalidade de R$ 50 que é basicamente para custear o material impresso e manutenção dos espaços.

Durante o semestre da oficina o projeto pedagógico visualizará duas frentes de trabalho: o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos, suas capacidades técnicas, teóricas, de observação e interação; e o desenvolvimento musical, individual e coletivo, buscando a habilidade para executar peças simples e coletivamente, com foco no início do grupo de Câmara de Oficina de Cordas, que será o pontapé inicial do projeto da Escola de Música.


CESCB – holder do setor criativo
Em julho, o Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB) completou 16 anos. Foi idealizado e é mantido pelo conjunto de associados ACIBr - Associação Empresarial de Brusque, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque, SINDILOJAS - Sindicato do Comércio Varejista e Atacado de Brusque, SIMMMEB - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque, ABM - Associação Brusquense de Medicina, SINDUSCON - Sindicato das Industrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, SIFITEC – Sindicato das Indústrias da Fiação e Tecelagem de Brusque e SESI - Serviço Social da Indústria.

A entidade fundamenta sua atuação como ferramenta para o desenvolvimento e inovação de Brusque e região, além de possibilitar a união e fortalecimento das entidades que representa. Também age como importante holder para o setor criativo da região, promovendo o turismo de negócios a cultura e o lazer.


Fonte:

Deixe seu comentário