Portal da Cidade Brusque

Perigo virtual

Confira um passo a passo para você nunca cair nas fake news

Portal da Cidade Brusque traz até você um compilado de dicas extraídas de um guia do Facebook para que você não seja mais uma vítima e um propagador

Publicado em 14/05/2018 às 06:44

(Foto: ilustração)

É costume dizer que todas as inovações tecnológicas possuem duas facetas: a boa e a ruim... Não iria ser diferente com as redes sociais, que revolucionaram e continuam revolucionando a comunicação em todo o planeta, em todos os aspectos e setores. 

Se por um lado os caminhos se encurtaram, as barreiras diminuíram, por outro, o número de pessoas má intencionadas, que propositalmente disseminam informações falsas (as famosas fake news) só cresce. Os motivos são vários e, acredite, já existe, até mesmo, a indústria ilegal da fake news, com pessoas trabalhando, ganhando dinheiro para espalhar boatos e mentiras na internet.

Fato é que o assunto está cada vez mais em voga, ainda mais se atentarmos para as eleições de outubro. O que fazer? Como identificar as fake news? Para ajudar nessa tarefa, fácil para alguns, mas complicada para outros, o Portal da Cidade Brusque traz até você um compilado de dicas extraídas de um guia do Facebook para que você não seja mais uma vítima e um propagador de notícias falsas.

Fique ligado e compartilhe com seus amigos:

1) Seja cético com as manchetes

De acordo com o guia do Facebook, o primeiro passo para identificar uma notícia falsa é desconfiar de manchetes sensacionalistas que utilizem caracteres pouco usados em reportagens, como ponto de exclamação e letra maiúscula para chamar atenção.

2) Olhe atentamente para a URL

Outra dica importante é comparar o endereço do site que está compartilhando a informação. A rede social indica observar se a URL é semelhante a sites de veículos populares para não haver enganos.

3) Investigue a fonte

Antes de enviar uma notícia para seus amigos também é importante se certificar da reputação da fonte. Para isso, o Facebook indica conferir a seção “Sobre” dos sites caso a história tenha sido publicada por um órgão desconhecido.

4) Fique atento a formatações incomuns

Erros ortográficos e layouts fora do comum podem ser indícios de informações falsas. Neste caso é importante, segundo o guia, redobrar a atenção ao ler as notícias na Internet.

5) Considere as fotos

Assim que ocorrem situações importantes como ataques terroristas ou revelações políticas é comum que fotos e vídeos apareçam para reforçar o fato. Entretanto, muitas imagens podem ser manipuladas e retiradas do contexto original. Para conferir a veracidade utilize ferramentas para verificar de onde a notícia veio.

6) Confira as datas

Segundo o Facebook, antes de compartilhar uma notícia também é essencial checar se as datas da notícia fazem sentido. Além disso, vale conferir se a publicação não foi alterada em determinado dia.

7) Verifique as evidências

Analisar todos os indícios de uma notícia é importante para descobrir se deve confiar na informação ou não. Para isso, cheque as fontes e os especialistas que o autor da reportagem consultou para revelar as informações.

8) Busque outras reportagens

Dificilmente um veículo desconhecido publicará uma notícia sozinho, sem que sites de grande porte também deem a informação. Assim, lembre-se de pesquisar se a reportagem aparece em outros portais, principalmente nos mais populares.

9) A história é uma farsa ou uma brincadeira?

Alguns sites costumam fazer paródias com notícias, o que torna essencial verificar se a reportagem trata de uma farsa, uma brincadeira ou uma história real. Na dúvida, o Facebook indica observar detalhes da história e o tom da publicação.

10) Algumas histórias são intencionalmente falsas

Se após as nove dicas anteriores você não conseguiu concluir se a notícia analisada se trata de um boato tente ser crítico quanto aos fatos. A dica final do guia do Facebook é compartilhar apenas informações que você sabe que são verdadeiras.

Fonte:

Deixe seu comentário