Portal da Cidade Brusque

CULTURA

Conheça a associação cultural brusquense que possui orquestra e camerata

Proposta do grupo é estabelecer novos processos de produção artística em Brusque e região

Publicado em 08/10/2020 às 05:51

(Foto: Divulgação)

A Associação Artístico Cultural Philarmonia Brusque surgiu da proposta de um grupo de músicos e apoiadores em estabelecer novos processos de produção artística em Brusque e região. Iniciada em agosto deste ano, em meio à todas dificuldades da pandemia, os contatos remotos aos poucos foram se tornando presenciais mediante o respeito às normas sanitárias.

Apesar da associação abranger várias expressões artísticas, ela abrigará inicialmente dois grupos instrumentais: a Orquestra Philarmonia Brusque, que conta com cerca de 22 integrantes e a Camerata Philarmonia Brusque, com 10. O nome Philarmonia vem da palavra grega significa “amigo”. O termo filarmônica ou filarmonia, vem exatamente do conceito de uma iniciativa privada coletiva em manter um determinado grupo artístico.

A ideia de formação do grupo instrumental surgiu após o encerramento das atividades da Orquestra de Câmara do CESCB que era coordenada pelo maestro Sérgio Luiz Westrupp. Atualmente o maestro ocupa o cargo de diretor artístico da associação e continua a coordenar as atividades da Orquestra e Camerata Philarmonia Brusque. “O início se deu por meio de ensaios individuais nas respectivas casas dos instrumentistas e aos poucos, respeitando-se todos os protocolos de isolamento, passou gradualmente a encontros presenciais de pequenos grupos”, explica o maestro. Ele ressalta também a força de vontade dos integrantes em fazer com que o grupo continuasse vivo. “A capacidade de reinvenção deste grupo, o que não poderia ser diferente, é resultado de um processo de formação musical e humana que supera barreiras e que dá suporte aos seus protagonistas”, elogia.

A Associação Artístico Cultural Philarmonia Brusque também surgiu para que seus integrantes tivessem mais liberdade na realização e produção artística em nossa cidade e região. Os dois grupos instrumentais estarão atuando ativamente e receberão auxílio financeiro da associação para a manutenção da sua formação e dos seus instrumentos.


Através das ações que serão desenvolvidas e das atividades realizadas a Associação poderá contribuir na manutenção dos seus artistas de forma direta por meio de um sistema de auxílio recorrente. “Isto significa que o trabalho e o esforço do artista será uma das prioridades desta nova entidade que pretende se dedicar ao fomento da atividade artística e cultural em nossa região. Olhar para o artista de forma a respeitar o seu trabalho e retribuir o seu esforço é uma determinação institucional”, afirma Westrupp. 

De acordo com o maestro, aos poucos, a associação pretende ampliar as suas proposições de forma a promover um maior diálogo artístico entre os vários segmentos desenvolvidos em Brusque. “A associação nasceu com a herança de um trabalho coletivo que foi desenvolvido no CESCB e quer propor este conceito de coletividade e cooperação aos demais artistas locais”, salienta.  

Atualmente, a Philarmonia Brusque se reúne nas dependências da Esquina Brasilis Escola de Artes no bairro São Luiz em Brusque. Os ensaios ocorrem regularmente e com todos os cuidados necessários aos sábados em horários flexíveis entre 13h30 e 17h00.

No momento, todas as atenções estão voltadas para o trabalho do espetáculo “Phoenix” que conta com a participação da cantora Tatiane Krüger Niebuhr. Trata-se de um repertório internacional formado por onze músicas e que, dentre elas se destacam sucessos como “Wind of Change”, do Scorpions, “Viva La Vida”, do Coldplay e “A Thousand Years “,de Christina Perry.

“A proposta inicial é a de mantermos uma agenda de formação de dois espetáculos anuais. Sendo assim, a entrada de novos integrantes no grupo sempre poderá ocorrer após o encerramento de um projeto. A previsão é que duas vezes por anos sejam abertos editais de adesão ao grupo com a indicação das vagas disponíveis”, diz o maestro.

A Associação Artístico Cultural Philarmonia Brusque ainda está organizando um projeto online chamado “Camarote Virtual”, que será divulgado a partir de 12 de outubro deste ano. O projeto prevê a realização de oito videoclipes: quatro específicos para o tempo de natal e mais quatro do espetáculo Phoenix. “A proposta é de que pessoas físicas e pessoas jurídicas possam adquirir o seu ingresso VIP para este camarote que oferecerá a divulgação nominal em cada videoclipe de todos os interessados que quiserem contribuir com a Associação e seus projetos futuros, além de uma semana de exclusividade no link do YouTube para divulgação própria do projeto como forma de participar da responsabilidade de manutenção da proposta”, conclui Westrupp.


Fonte:

Deixe seu comentário