Portal da Cidade Brusque

Quadrinhos

Desafiando o tempo, Revista Cartum completa 18 anos

Produção de Brusque tem tiragem de cerca de 3,2 mil exemplares e sobrevive em meio à tecnologia e novos hábitos de entretenimento

Publicado em 20/03/2019 às 03:24
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação)

A edição deste mês da Revista Cartum marcou os 18 anos de publicação da tradicional produção local. Mesmo com as mudanças no consumo de entretenimento, a difusão da tecnologia e problemas de saúde de seu criador, suas páginas continuam representando o humor, cotidiano e história brusquense.


Para Aldo Maes dos Anjos, criador das obras, a marca é rara e atribui a longevidade aos apoiadores, assinantes e leitores que ajudam a manter a produção da revista. Segundo ele, são cerca de 3,2 mil exemplares de tiragem mensal.


Antes de chegar a marca, afirma foi necessário um bom planejamento, paciência e dedicação constante. Hoje, afirma, é boa parte dos leitores é formada por pessoas que acompanham a produção desde a infância, assim como outros gibis. A valorização aos quadrinhos torna mais evidente a mudança de perfil do público.


“Eram outros tempos, sem celular e internet moderada. As pessoas liam com mais frequência e a revista era mais comentada. Hoje as pessoas estão vivendo mais nas redes sociais do que off-line. Os atrativos da tecnologia são indispensáveis e eu também utilizo, mas são poucos que ainda sentem prazer em consumir livros, jornais e revistas físicos. Ter esses objetos nas mãos, poder folhear e absorver o seu conteúdo”, descreve.


Mesmo sem poder se locomover há quatro meses devido à problemas de saúde, Dos Anjos preferiu manter o trabalho. A condição limita as experiências necessárias para inspirar as produções. De acordo com ele, a vida real é a principal fonte para as histórias. “Só agradeço por não ser nada de maior gravidade e por ter uma família ao meu redor me amparando e auxiliando com o meu tratamento. Uma hora tudo isso deverá passar”.

Ajude a Cartum

Nascido em Curitiba, no Paraná, Dos Anjos, mora em Brusque desde 1986. Sua ligação com a cidade já rendeu a publicação de livros de quadrinhos contando partes da história da cidade.


Um dos projetos em andamento é uma campanha para viabilizar o livro Vila de São Luiz Gonzaga. Segundo ele, hoje cerca de 30% do projeto tem recursos e o livro está finalizado e ele segue buscando formas de arrecadar o restante para tornar a produção realidade. Quem quiser contatar com o cartunista pode fazer pelo site www.revistascartum.com.br.


Fonte:

Deixe seu comentário