Portal da Cidade Brusque

ESTRÉIA

“Diz que Foi Verdade”: Trama Grupo de Teatro estreia websérie dia 8 de abril

Produção com quatro capítulos foi viabilizada pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no município de Brusque

Publicado em 05/04/2021 às 08:30
Atualizado em

A diretora Kroll Oliveira dirige cena com a atriz Janaina Garcia. (Foto: José Luiz Day.)

Estreia na quinta-feira (8), às 20h, no canal do Trama Grupo de Teatro no Youtube a websérie em quatro episódios “Diz que Foi Verdade”.

As transmissões continuam entre sexta-feira (09) e domingo (11), sempre no mesmo horário e canal. A produção tem o patrocínio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) no município de Brusque e o apoio da Lunaz - Tecnologia Visual. O conteúdo é voltado ao público jovem e adulto e o acesso será gratuito.

Na websérie, o público poderá conferir atuações solo dos quatro atores escalados para o trabalho: Janaina Garcia, em “Diz que Foi Verdade, Encarcerada Estava”, Luís Henrique Petermann, em “Diz que Foi Verdade, o Fogo Consumiu”, Luciano Mafra, em “Diz que Foi Verdade, Houve um Grito Seco”, e Roner Lucas, em “Diz que Foi Verdade, a Vida Sumiu”.

Cada capítulo é uma obra autoral de seu ator protagonista, mas dialoga em temáticas e conceitos estéticos com os demais episódios. Como “atores-criadores”, os integrantes do elenco criaram e roteirizaram suas cenas sob a supervisão e direção de K’roll Oliveira, artista paranaense radicada em Brusque, com formação em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP/Unespar), de Curitiba, e em Artes Dramáticas - Ator Cênico pelo Colégio Estadual Senador Corrêa, de Ponta Grossa.

Segundo a diretora, o elenco se propôs a explorar questões sociais - tais como as recentes experiências de isolamento social, e ambientais contemporâneas, como as queimadas que atingem diferentes ecossistemas. “Desabafos pessoais e coletivos serviram de matéria-prima para o nosso processo criativo”, revela K’roll.

Esta é a primeira produção audiovisual do Trama, grupo que já levou centenas de espectadores ao teatro em sessões de “Ao Som dos Teares”, em 2016 - no lançamento da montagem que adaptou para os palcos o livro “Tragédia e Mistério na Villa Renaux” (Insular, 2000) -, e também em 2017 e 2019, ano em que estreou “Fanny, A Rainha da Cidade”.

Confira o cronograma de estreias e as sinopses de todos os episódios da websérie:

Quinta-feira (08) - Diz que Foi Verdade, Encarcerada Estava (de Janaina Garcia): Mantida em isolamento social, sufocada por anseios e tomada pelo caos interior, uma mulher busca refúgio em sua criação.

Sexta-feira (09) - Diz que Foi Verdade, o Fogo Consumiu (de Luís Henrique Petermann): Cansados de serem descartados e tratados feito bolas de papel, os animais de uma determinada floresta marcham em direção a uma cidade futurista, levando consigo o elemento fogo.

Sábado (10) - Diz que Foi Verdade, Houve Um Grito Seco (de Luciano Mafra) - Seu Catuto tenta manter a vida de um velho pé de cabaça, lutando pela sobrevivência. Porém, a falta de água, a secura e a ausência de perspectivas terminam por afetar seus pensamentos.

Domingo (11) - Diz que Foi Verdade, a Vida Sumiu (de Roner Lucas) - Onde antes havia árvores, agora há cimento. Suas sombras se transformaram em silhuetas sem vida e sem movimento. Mas uma árvore permaneceu de pé!

Semana de Lives - De 12 a 16 de abril, o Trama realiza cinco lives no Instagram com foco em aspectos técnicos relacionados à websérie, como trilha sonora, registro fotográfico e design gráfico, direção, entre outros.

A programação completa de atividades do projeto será divulgada no Instagram @tramagrupodeteatro e também em facebook.com/tramagrupodeteatro.

Websérie Diz que Foi Verdade - Ficha Técnica

Direção: K’roll Oliveira.

Elenco: Janaina Garcia, Luciano Mafra, Luís Henrique Petermann, Roner Lucas.

Fotografia e design gráfico: José Luiz Day.

Trilha sonora original: João Guilherme Schaefer Minatti.

Captação, edição e finalização de imagens: Griô Filmes.

Assessoria de Imprensa: Talita Garcia.

Realização: Trama Grupo de Teatro.

Apoio: Lunaz, Tecnologia Visual.

Patrocínio: Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) no Município de Brusque.


Fonte:

Deixe seu comentário