Portal da Cidade Brusque

Cultura

Em ano marcado por dificuldades, Cultura se reinventou em Brusque

Confira retrospectiva da Fundação Cultural de Brusque no ano de 2020

Publicado em 29/12/2020 às 06:22

(Foto: Secom Brusque)

Um dos setores mais atingidos com a pandemia do coronavírus, o setor cultural, teve que se reinventar durante o ano de 2020 e com a Fundação Cultural de Brusque não foi diferente. Embora o ano atípico tenha sido desafiador, a Fundação Cultural de Brusque se adaptou e conseguiu executar muitas atividades.

O diretor da Fundação Cultural, Igor Balbinot, explicou como foram realizadas algumas atividades. “As aulas da Fundação Cultural, da Escola de Artes da Fundação Cultural de Brusque elas aconteceram esse ano, desde março, de forma virtual, então nossos arte educadores, nossos instrutores, eles já tinham as turmas formadas lá no início do ano, presencialmente, e as atividades tiveram que ser adaptadas para o meio virtual. Então as atividades aconteceram durante o ano todo nesse novo formato e encerrou agora em dezembro, de forma virtual,” disse.

Com relação a ajuda financeira aos artistas da cidade, Babinot destacou as ações da lei Aldir Blanc. “Também foi realizado um mapeamento cultural local, para aplicação da Lei Aldir Blanc no município de Brusque, esse mapeamento foi realizado entre os meses de Julho e Agosto, para aplicação posterior da lei Aldir Blanc, aqui no município de Brusque. Também falando da lei Aldir Blanc, esse trabalho começou lá no mês de Junho e agora a gente está na fase de divulgação do resultado final do edital de distribuição dos 899 mil reais que vieram para o município através da Lei Emergência Cultural Aldir Blanc,” falou.

Fundação Cultural de Brusque

Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral.

Escola de Artes da Fundação Cultural de Brusque.

Fundo Municipal de Apoio à Cultura e seus Editais.

Banda Municipal de Brusque/Big Band Brusque.

Setor de Patrimônio Histórico.

Setor administrativo e de RH da FCB.

Setor de Projetos e Eventos da FCB.

Projetos e Ações da Fundação Cultural de Brusque em 2020

Escola de Artes da Fundação Cultural de Brusque – Aulas aconteceram de forma virtual 

Março de 2020

Realização do Convênio anual para manutenção dos 3 museus do município (Instituto Aldo Krieger, Museu Casa de Brusque, Museu de Azambuja).

Manutenção e atualização da Sala Brusque Virtual.

Realização da 18ª Semana Nacional de Museus de forma virtual – Com a produção de conteúdo audiovisual dos três Museus do Município.

Realização de pesquisa sobre os impactos econômicos da pandemia em relação aos setores criativos da região.

Realização do evento Semana de Brusque de forma Virtual, com mais de 30 mil acessos.

Realização de Mapeamento Cultural local para aplicação da Lei Aldir Blanc em Brusque.

Planejamento, operacionalização e distribuição dos Recursos advindos da Lei da Emergência Cultural Aldir Blanc. R$ 899 mil.

Lançamento do Canal Arte e Apreciação da Fundação Cultural de Brusque no You Tube (mais de 40 vídeos produzidos pelos servidores durante a pandemia).

Realização de cerca de 20 Lives de bate papo ou shows com artistas locais durante toda a pandemia.

Biblioteca Pública Ary Cabral - Servidores da Biblioteca chegaram ao número de 16 mil livros catalogados no sistema informatizado da Biblioteca durante o período da pandemia.

Realização da Semana da Consciência Negra de forma virtual com 8 ações.

Revitalização de todas as salas de aula da Fundação Cultural de Brusque.

Compra de equipamentos de informática e sonorização para realização de lives e eventos.

Lançamento de processo de credenciamento de propostas e a realização de apresentações culturais virtuais alusivas ao Natal com 6 atrações.

Projeto inscrito na Lei Federal de Incentivo à Cultura - Temporada 2021 Big Band Brusque – Aprovado e liberado para captação de recursos. 250 mil.

Projeto inscrito na Lei Federal de Incentivo à Cultura - Festival de Inverno 2021 (com mostras musical, de audiovisual e de teatro). Em fase de análise e aguardando aprovação de R$ 270 mil.

Fonte:

Deixe seu comentário