Portal da Cidade Brusque

Música

Fundação Cultural de Brusque realiza ação com arte-educadores

Ação faz parte da divulgação do Projeto de Formação de Plateia que preza os diálogos e reflexões sobre a apreciação artística no âmbito musical.

Publicado em 02/07/2019 às 00:38

(Foto: Iago Brandes)

O Briefing Semanal de Imprensa desta segunda feira (1), realizado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), contou com uma imersão aos jornalistas e repórteres presentes. 

Trata-se de uma ação efetuada pela Fundação Cultural de Brusque, em que vários profissionais contaram um pouco de sua história com a arte. O objetivo foi divulgar o Projeto de Formação de Plateia, que preza os diálogos e reflexões sobre a apreciação artística no âmbito musical.

A apresentação começou com uma performance do baixista Paraguaçu Fernandes, que interpretou dois temas populares de jazz. Em seguida, os arte-educadores da Fundação Cultural discursaram brevemente sobre suas primeiras experiências como espectadores de suas vidas.

A Fundação Cultural de Brusque busca, através deste projeto, unir os agentes culturais locais, otimizando a programação cultural oferecida por diversas frentes e de linguagens artísticas variadas, criando uma série de ações que visam a formação de plateia.

O projeto é dividido em quatro etapas. Na primeira etapa, os responsáveis do projeto vão até alguma escola e apresentam a sua proposta à equipe gestora. Na segunda, os arte-educadores tem o objetivo de provocar reflexões sobre o fazer artístico e a apreciação de diferentes linguagens artísticas. Já na terceira etapa, os professores e gestores da escola participam da programação cultural. Na última etapa, os alunos finalmente participam das atividades culturais.

Para que esse projeto tenha êxito, há o apoio da Secretaria de Educação de Brusque, por meio do auxílio no transporte escolar, caso a apresentação artística para os alunos ocorra fora do ambiente escolar, na certificação para os professores e no incentivo a oferta do projeto para gestores e profissionais e estimular a sua participação.

Fonte:

Deixe seu comentário