Portal da Cidade Brusque

Logosofia

Fundação Logosófica de Brusque comemora dez anos com palestras gratuitas

Atividades são abertas ao público e são voltadas a diferentes públicos

Publicado em 24/04/2019 às 01:48

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Na semana em que completa dez anos de instalação em Brusque, a Fundação Logosófica realiza duas palestras gratuitas abertas ao público. Na segunda-feira, 29 de abril, às 19h30, no auditório do bloco C do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, bairro Santa Terezinha, a jornalista Valesta Guero ministra a palestra “Em Busca da Meta Ideal”. Já no sábado, 4 de maio, o professor universitário Antônio Cândido aborda o tema “Logosofia, os profundos alcances da vida”, no Hotel Innovare, a partir das 10h.


O diretor da Fundação Logosófica de Brusque, médico cirurgião Jander João Tomazelli, explica que a instituição existe há quase 90 anos e está espalhada por vários países. Em Brusque, iniciou suas atividades em maio de 2009 por estudantes que frequentavam a sede de Balneário Camboriú. “Estamos muito felizes por completar a primeira década de atividades no município. Além dessas duas palestras abertas à comunidade, teremos um encontro com estudantes de logosofia no sábado, dia 4, que irá reunir em Brusque visitantes de várias cidades catarinenses, como Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau”, ressalta.


Palestras abordam inquietudes sobre a vida


Quais são meus verdadeiros sonhos? O que move minhas energias para alcançar meus objetivos? Estou realizando sonhos próprios ou alheios? Para quê vivo? Essas são algumas das perguntas que irão nortear a palestra “Em Busca da Meta Ideal” com a estudante logosófica de Joinville Valesta Guero, que estudou Comunicação Social: habilitação em Jornalismo e Design e Gestão da Marca: Brandig, atuando em diferentes agências de comunicação.


A atividade realizada na Unifebe é voltada para jovens, mas pode ter a participação de todas as faixas etárias.  


A palestra com Antônio Candido no sábado, dia 4, também fará com que o público se questione sobre o significado da vida. Outros temas relativos à ampliação da fecundidade da vida serão abordados pelo palestrante que, de forma clara, simples e objetiva irá discorrer sobre o assunto com base na aplicação dos conhecimentos logosóficos em si mesmo.


Candido é bacharel em Ciência da Computação (1984), mestre em Engenharia de Produção (1999) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também possui pós-doutorado em Inovação Tecnológica pela Universidade Politécnica de Madrid, Escola de Engenheiros Informáticos e pós-doutorado em dados abertos conectados pela UFSC. É professor Titular do Instituto Federal de Santa Catarina e pesquisador sênior do CNPq.


História da Fundação Logosófica em Brusque


Os estudos logosóficos iniciaram em Brusque em janeiro de 2009 no bairro Guarani, na residência da estudante Cristiane Damo Bértoli. “De acordo com o crescimento de interessados, transferimos os estudos para a sala Hibisco, no Shopping Gracher no dia 3 de maio, que foi então considerado o dia oficial da instalação, quando tivemos a presença em Brusque do presidente do Conselho de Administração do Brasil, médico Valdenir  Dirksen, além de outras autoridades da Fundação Logosófica”, explica Cristiane, que coordena a Comissão das Comemorações de Aniversário de 10 anos da instituição na cidade.


Em 2009, também foi realizada uma grande palestra para apresentar a Logosofia à sociedade brusquense. Dirigida pelo médico e docente da Fundação, Frederico Curi Abdo, no auditório do Shopping Gracher, o evento reuniu cerca de cem pessoas. Já no fim de 2010, com um grupo maior de estudantes, a Fundação se estabeleceu no edifício Quartzo, no Centro de Brusque. “Nesta sala foi possível realizar várias atividades, destacando os Cafés Logosóficos, que beneficiaram um grande número de pessoas”, comenta Cristiane.


Em maio de 2014, a sede foi transferida para a avenida Otto Renaux, número 500, bairro São Luiz, local onde está até hoje. “Neste novo espaço, foi possível ter salas de estudos e um pequeno auditório para as palestras, as quais são ministradas toda primeira terça-feira de cada mês, além de sediar outros eventos e cursos gratuitos”, relata Cristiane.


Sobre a Logosofia

A Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana é uma instituição jurídica de direito privado, com finalidades exclusivamente educativas e culturais, e tem como objetivo principal a difusão do conhecimento logosófico.


Foi instituída em 1930 por Carlos Bernardo González Pecotche, criador da Logosofia, em Córdoba (Argentina), e começou suas atividades no Brasil cinco anos depois.


Reconhecida como de utilidade pública, promove a realização de cursos, palestras e ciclos de estudo ao público em geral, além da educação infantil e de adolescentes pelo Colégio Logosófico, onde se aplica a pedagogia logosófica. Em Santa Catarina, há colégios em Florianópolis e Chapecó.


Para mais informações, acesse www.logosofia.org.br ou facebook /Logosofia.brusque.

Fonte:

Deixe seu comentário