Portal da Cidade Brusque

Região

Guabiruba abre programação da Pelznickelplatz com boa recepção de público

Atração contou com 58 Pelznickels além de apresentações culturais

Publicado em 10/12/2022 às 18:29

(Foto: David T. Silva)

A primeira noite da Pelznickelplatz mobilizou visitantes e mais de 100 voluntários na programação natalina de Guabiruba. O espaço abriu nesta sexta-feira (9) e contou com tenda cultural.

Entre os voluntários da Sociedade do Pelznickel, que trabalham todos os anos para manter viva a tradição do “melhor Natal do Brasil”, 58 são Pelznickels. O papai Noel do mato até pode assustar alguns, mas encanta com a simplicidade da cultura preservada de geração em geração. 

Para a oma da casa do Pelznickel, dona Irene Sigel (69), que participa desde o início da atração, o momento de abertura da Pelznickelplatz é repleto de expectativas. “É sempre uma emoção e todo ano parece que é a primeira vez. É muito lindo esse encontro com os amigos, o coração transborda de alegria”, comenta. 

E a tradição envolve também os visitantes, como é o caso da brusquense Téia Pedrini (46), que por mais um ano foi a primeira da fila. Acompanhada pelo marido Rogério Dognini (46), o casal trouxe o filho Arthur (11) e seus amigos Joaquim e Vicente, para conferirem as novidades da casa logo no início. “A gente sempre fica na expectativa por novidades e todos os anos a experiência é diferente. Eu, como mãe e adulta, gosto tanto quanto meu filho. Eu acho incrível isso. Além de admirar o trabalho de todos, que não tem explicação e nem preço”, enfatiza.  


Atrações culturais da tenda

O grupo de música Gute Freunde, da Secretaria de Saúde da cidade, abriu as apresentações realizadas na tenda cultural. Com um repertório natalino e de músicas populares, os cantores e músicos agradaram o público. Para a coordenadora, Eduarda Schweigert, foi uma responsabilidade ser a primeira atração da Pelznickelplatz 2022. 

“É uma responsabilidade, mas viemos bem confiantes. Eu digo para eles que o importante é ser feliz. Eu sou de Guabiruba e desde pequena acompanho a tradição”, conta. 

Em seguida, quem subiu no palco foi o Grupo Alemão em Canto que embalou o público com uma seleção de músicas tradicionais e natalinas. O grupo Terno de Reis Camelos de Belém fechou as atrações culturais da primeira noite, apresentando canções tradicionais desta época do ano. 

Para o presidente da Sociedade do Pelznickel, Fabiano Siegel, a edição deste ano da Pelznickelplatz iniciou com o pé direito. “A avaliação da primeira noite é muito positiva. As pessoas vieram prestigiar e conferir as melhorias que fizemos no local e colaboraram com o pagamento dos R$ 10 de entrada, o que valoriza o nosso trabalho”, ressalta. 

Segundo Fabiano, a cobrança de ingresso não impactou na quantidade de público. “As pessoas entenderam que não temos mais como manter um local como esse sem a cobrança do ingresso da tradição, que é um valor acessível, considerando as nossas despesas. As crianças não pagam e podem se divertir também no parquinho, que foi ampliado”, frisa. 

O presidente reforça o convite para as próximas noites da Casa. “A Sociedade convida todos para participar desse belíssimo Natal que temos em Guabiruba, que é a Terra do Pelznickel. Na Pelznickelplatz as pessoas sentem o verdadeiro Natal com a família, ouvindo uma boa música, com gastronomia e chope especial. Esperamos todos de braços abertos”, convida. 


Confira a programação dos próximos dias


Ingresso da Tradição: R$ 10

Crianças até 12 anos não pagam


10/12 -Sábado - Das 19h às 23h

20h - Coral Igreja dos Santos do último dia

21h30 - Rogerinho Las Flores


11/12 - Domingo - Das 17h às 21h

17h - Orquestra de sopro

18h30 - Lova Santos

20h - Terno de Reis


16/12 - Sexta-feira - Das 19h às 23h

20h - Eletrodo one man quartetto

22h - Terno de Reis


17/12 - Sábado - Das 19h às 23h

19h30 - Coral Cristo Rei

20h30 - Rogerinho las Flores

22h - Terno de Reis Camelos de Belém


18/12 - Domingo - Das 17h às 21h

17h - Orquestra Municipal de Guabiruba

18h30 - Fabio Baron

20h - Terno de Reis


Fonte:

Deixe seu comentário