Portal da Cidade Brusque

Programação

Guabiruba lança programação do Natal Mágico 2022

Durante cerimônia também foi feito lançamento dos projetos culturais contemplados pelo Fundo Cultural

Publicado em 11/11/2022 às 17:46

Com eventos desde o fim do mês de novembro, a programação do Natal Mágico 2022 de Guabiruba vai até a véspera de Natal com a retomada do desfile tradicional, a partir das 14h dos bairros Imigrantes e São Pedro. Além da apresentação da programação oficial, também foram lançados os projetos culturais que foram contemplados com o fundo Cultural do município.

A escolha, como comenta a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, não é por acaso e foi uma forma de dar mais visibilidade para os atrativos deste ano. “Justamente para fortalecer as ações e colocar os atrativos culturais e produtos que Guabiruba e seus fazedores de cultura vêm, cada vez mais, produzindo em foco e em evidência”.


Na avaliação dela, muitos dos projetos contemplados também se entrelaçam com a programação natalina. Um dos destaques do Natal Mágico, segundo Jennifer é a retomada do desfile, que deve contar com 20 grupos participantes com um tema específico, cada, além da Giornata Al Museo, que ocorre no Lageado Alto, a partir das 14h do próximo dia 20.

Os atrativos também estarão presentes nos dias 2, 3 e 4, no Festival Delícias de Natal. Na programação, ao lado da prefeitura estão previstas feiras de artesanato e gastronomia, além de apresentações musicais e culturais, como a apresentação da Orquestra Municipal. Entre eles, uma live especial de natal será realizada com estudantes de Karlsdorf-Neuthard. Na ação, grupos de canto coral locais irão apresentar canções, em alemão, para os participantes da região alemã, enquanto eles fazem uma performance em portuquês.


Valorização cultural

“Temos que investir mais, valorizar mais a nossa cultura”, destacou o prefeito Valmir Zirke, durante seu pronunciamento na abertura da celebração, em alusão à extensa programação e a valorização cultural. O prefeito se disse feliz por poder acompanhar o momento de celebração da cidade e destacou o intercâmbio cultural da cidade com a coirmã.

Segundo ele, a aproximação das cidades a cada visita tem sido uma oportunidade também para aproximar e reaproximar traços culturais. Exemplifica com o interesse dos alemães pelos Pelznickel, cultura que se originou no país e é mantida, em Guabiruba, além de atividades típicas da cidade, como o reaproveitamento de itens recicláveis para ornamentar os ambientes escolares. “Na época foi combinado que eles vão fazer, como estamos fazendo aqui, com reaproveitamento de (garrafas) pets e eles vão fazer isso em escolas”, comenta.


Fonte:

Deixe seu comentário