Portal da Cidade Brusque

Arte

Ivan Cruz deixa presente para Brusque, em passagem pelo Sesi Escola

Artista veio participar do encerramento do projeto “Pintando o brincar”, que fez parte da Mostra Pedagógica

Publicado em 06/11/2019 às 05:11

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

O artista plástico carioca Ivan Cruz fez a alegria das crianças que estudam no SESI Escola de Brusque e dos pais, que ficaram encantados com as palavras dele, durante abertura da Vernissage com as obras dos estudantes, que aconteceu na noite de ontem, 4. A garotada fez inúmeros trabalhos, entre pinturas e colagens, que são releituras de obras do artista, que retratam em telas e esculturas as brincadeiras de infância.

“É a realização das crianças, do que elas fizeram o ano inteiro e (...)poder conhecê-lo, de poder conversar com ele. O mais importante foi ampliar as habilidades das crianças através das atividades artísticas, (...) Conseguimos ver no semblante de cada um essa realização, a felicidade e saber que os pais também nos ajudaram a proporcionar isso, foi muito legal”, disse a supervisora de Educação Infantil do SESI, Ana Cristina Joenck. 

Durante dois dias o artista visitou as salas de aula, conversou com as crianças e respondeu muitas perguntas. Ivan falou sobre o objetivo d do seu projeto, o “Brincadeiras de criança”, onde, através da arte, busca motivar que pais e filhos brinquem mais. 

“As crianças perguntam sobre as crianças dos meus desenhos não usam sapatos e eu digo que a gente brincava assim, descalços, na rua de barro. Falo do resgate das brincadeiras neste mundo tecnológico. Não que eu tenha algo contra a tecnologia, mas sim com o que elas estão vendo e aprendendo dentro deles, onde é o perigo. A proposta do Brincadeira de Crianças é o resgate das brincadeiras saudáveis”, falou o artista. 

Ivan Cruz veio participar do encerramento do projeto “Pintando o brincar”, que fez parte da Mostra Pedagógica do SESI Escola, desenvolvida durante o ano pelos alunos do GT6, com crianças de 5 a 6 anos de idade. A vinda dele aconteceu depois que os pais fizeram uma “Corrente do Bem”, que teve a iniciativa da mãe da Sophie, de 6 anos, a Franciele Hodecker Horner. 

“O objetivo maior foi proporcionar as crianças e aos pais, a oportunidade de conhecer um artista ainda vivo, além disso, também nos chamou a atenção as brincadeiras que são retratadas nas obras do Ivan Cruz, e que lembram a minha infância e resgatam essas brincadeiras, além de conscientizar nós, os pais, sobre a importância do brincar”, declarou a mãe orgulhosa. “Eu brinco muito em casa, de boneca, de massinha, de pular corda. Eu achei ele muito legal”, contou a pequena artista. 

E obras de arte não faltaram. O pátio ficou repleto delas e os pais, emocionados, não escondiam a emoção. Daniel Ristow, foi com a esposa e o filho mais velho, ver as obras da caçula, Ana Flavia. 

“Fiquei emocionado, pois passa tudo o que eles viveram, tudo o que aconteceu durante o ano, a vivência e o tempo que a gente consegue separar pra entregar para os nossos filhos. Saber o quanto foi mesmo a gente chegando tarde do serviço, tirar umas horinhas , que a gente acha que é impossível, mas vir aqui e ajudar a fazer um trabalho que foi feito com tanta dedicação por essas professoras. Ele traz aquelas brincadeiras antigas, representadas de uma maneira simples , tão bonita. Isso vai ficar marcado nas nossas vidas”, falou o pai. 

Antes de voltar para o Rio de Janeiro, Ivan Cruz ainda deixou m presente para as crianças, para os pais, para a escola e para Brusque. Ele iniciou a pintura de uma de suas obras no muro do SESI Escola. Várias brincadeiras de crianças começaram a criar forma diante dos olhos encantados das crianças. Mais tarde, ideia é unir pais e filhos e colorir os personagens. 

“É Deus que me permitiu realizar esse trabalho que foi abraçado pela educação infantil, (...)trazendo a brincadeira, lembrando da minha infância, pintando os meus quadros ... Eu não traria emoção para meu trabalho se não tivesse brincado daquela maneira”, contou. Ivan Cruz finalizou dizendo, “O que vi aqui no SESI é algo que nunca vi, a quantidade de trabalhos é incrível, não da nem para contar. Brusque, o carinho que tiveram comigo não vou esquecer. E pais, a dica é: brinquem muito com quem esta perto, com os filhos, sobrinhos e não deixem morrer a criança que está dentro coração de vocês, adultos”.

Fonte:

Deixe seu comentário