Portal da Cidade Brusque

Dia do Turista

Jornalista brusquense conta experiência e lições após passar por 20 países

No Dia do Turista, Portal da Cidade Brusque conversa com João Paulo da Silva, que passou um ano e sete meses longe de toda a sua família e amigos

Publicado em 13/06/2020 às 07:45
Atualizado em

João Paulo no Vietnã (Foto: Arquivo Pessoal de João Paulo da Silva)

A vontade de ver o mundo com os seus próprios olhos, descobrir novos lugares e ter as suas próprias impressões sobre terras desconhecidas levou João Paulo da Silva, morador de Brusque, mas natural de Apucarana (PR), a “largar tudo” rumo à grandes aventuras.

O ano era 2017 quando o jornalista, até então com 35 anos de idade, pediu uma licença sem vencimentos da Prefeitura de Brusque para uma expedição por diversos países da europa e Oceania. João, que já tinha conhecido quase todos os estados brasileiros, partiria para a experiência turística de sua vida.

João Paulo em Bora Bora

“Eu visitei 14 países e fiquei um ano e sete meses fora”, disse Silva, em entrevista a Portal da Cidade Brusque. “A maior dificuldade encontrada foi a língua, já que eu não falava nada de inglês antes de ir pra Austrália (...) também tem a saudade de casa, a cultura diferente, a comida que a gente não consegue encontrar. Eu fiquei muito feliz quando encontrei carne de boi em Fiji, onde não há muito esse costume”.

Como a intenção era fazer uma viagem de baixo custo, o famoso “mochilão”, economizar dinheiro era sempre primordial, o que também representava um desafio a mais. “Depois quando você começa a derrubar essas barreiras e ver que existe muita gente boa disposta a te ajudar, tudo fica mais fácil”.

~

Viajar em um cargueiro significa economia

Para quem deseja fazer o mesmo, João diz que o importante é “tirar a bunda da cadeira” e partir para em busca da tão esperada viagem. Para isso, planejamento é de suma importância. “Tem sites onde as pessoas buscam acomodações em troca de trabalho, onde a pessoa busca um trabalho para ter uma renda, então são muitas as possibilidades”, enfatiza. “Muitas vezes as pessoas enxergam só as dificuldades e não as oportunidades”.

João Paulo queria descobrir o mundo. Mas acabou descobrindo que o mundo está dentro das pessoas. “Eu queria muito conhecer as praias de Bora Bora. Mas a falta que eu senti dos meus amigos e da minha família fez o lugar virar apenas mais uma praia dentre tantas. A maior lição é que a gente não precisa atravessar o mundo para o conhecer. Mas é preciso você viajar para descobrir que o mundo sempre esteve com você. Além disso, outra coisa que aprendi é que lugares não são mais importantes que pessoas. Muitas vezes o que fazia a diferença não era o ambiente, mas as pessoas com quem eu estava”, diz.

João Paulo na Tailândia

México, Índia, África do Sul e Colômbia estão entre os próximos destinos do jornalista. Para ele, depois que se começa a desbravar os continentes, não se quer mais parar. “Está sempre se pensando na próxima viagem”.

João Paulo da Silva, jornalista e turista

Incentivo

“Todo mundo que quer fazer alguma coisa tem de buscar o caminho. Tem quem queira viajar, tem quem queira comprar um carro, um apartamento… Temos que entender que as barreiras que a vida proporciona nos ajudam em nosso crescimento. Talvez não consigamos atingir nossos objetivos principais, mas precisamos buscar atingi-los. Fico feliz de conhecer todos esses locais e de todas as experiências que já tive”

João Paulo da Silva, jornalista e turista

Locais visitados por João:

A viagem de 2017 contou com passagens por Austrália, Nova Caledônia, Vanuatu, Fiji, Nova Zelândia, Polinésia Francesa, Filipinas, Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia, Alemanha, República Tcheca e Espanha.

Porém, Silva já esteve também na Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Guiana Francesa, República da Guiana, Uruguai e Peru, sem contar dezenas de destinos domésticos.


Fonte:

Deixe seu comentário