Portal da Cidade Brusque

ELES VOLTARAM!

Pelznickelplatz estará aberta ao público nos próximos dois fins de semana

Temido por muitos e adorado por outros o temido Pelznickel abrirá sua casa para ser desbravada por crianças e adultos

Publicado em 06/12/2018 às 08:58

(Foto: Prefeitura de Guabiruba/Divulgação)

A época de Natal se aproxima e o temido Pelznickel sai das matas rumo às ruas de Guabiruba para ensinar as crianças que não se comportaram bem no decorrer do ano como melhorar suas atitudes. Vestidos com folhas, barba-de-velho e trajes escuros, possuindo máscaras assustadoras e portando correntes, chicotes ou varas, eles auxiliam o Papai Noel entregando os presentes para as crianças comportadas e cobram obediência àquelas que andaram fora da linha.

Os “Papais Noel do Mato” mais uma vez também abrem sua casa para receber os visitantes. A partir do dia 7, das 19h às 23h, a Pelznickelplatz na rua Nicolau Schaefer, no bairro Imigrantes poderá ser desbravada em seus diversos ambientes.

Haverá um espaço para as crianças escreverem suas cartas para o Papai Noel e para os adultos lerem e adotarem uma cartinha, caso queiram. Não irá faltar o São Nicolau, a Christkindl, entre outros personagens. Ao lado, a Minicidade também pode ser visitada e lembranças do município poderão ser adquiridas no local.

O Pelznickel é uma herança germânica preservada em Guabiruba pela Sociedade do Pelznickel, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal para a realização da Pelznickelplatz.

O presidente da Sociedade, Fabiano Siegel, confidencia que terá novidades na casa em 2018, inclusive está sendo preparado um espaço para as pessoas poderem sentar e ficar mais tempo nas imediações da Pelznickelplatz. Ele também reforça o convite aos moradores de Guabiruba.

“Fizemos uma pesquisa e verificamos que 85% dos visitantes são pessoas que residem em outros municípios. Então convidamos a população da cidade a participar”.

Siegel diz que o Pelznickel é a verdadeira tradição da cidade e que é uma atração que movimenta o turismo guabirubense. “É passado de uma geração para outra e a Sociedade serve para preservar essa tradição e mostrar o que Guabiruba tem de bonito. As pessoas vêm para cá ver o Pelznickel e acabam conhecendo outros aspectos da cidade”, enaltece.

Para o diretor de Turismo, Andrei Muller, o Pelznickel é cada vez mais um elemento essencial na cultura e no turismo da cidade. Ele destaca que a visão do turismo de Guabiruba objetiva.

“Ser reconhecida nacionalmente até 2025, como a terra do Pelznickel” e que várias medidas estão sendo tomadas com essa finalidade. “Neste ano, a Diretoria de Turismo vem implantando placas de sinalização turística indicando a Pelznickelplatz, estas placas estão sendo colocadas em todos os pontos estratégicos da cidade. Além disso, estamos buscando realizar uma pesquisa de satisfação com os visitantes da Pelznickelplatz, já que a maioria das pessoas vem de outras cidades. No ano passado o evento atraiu em torno de 15 mil pessoas”, ressalta ele, frisando que a visão foi escolhida durante as reuniões com a comunidade para elaborar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS).

No dia 6 os Pelznickels desfilarão no Centro de Guabiruba, já no dia 24, véspera de Natal, eles passarão por todos os bairros da cidade. Os desfiles, bem como a Pelznickelplatz é um dos eventos que integram a programação do Natal Mágico 2018.

Fonte:

Deixe seu comentário