Portal da Cidade Brusque

Cultura

Presépio Vivo e Sociedade do Pelznickel desfilam por Guabiruba

Mais de 100 voluntários participaram do desfile alegórico, que contou com a presença de 16 Pelznickels na noite desta sexta-feira (23)

Publicado em 24/12/2022 às 09:42
Atualizado em

(Foto: David T. Silva)

(Foto: David T. Silva)

(Foto: David T. Silva)

(Foto: David T. Silva)

Mais de 100 voluntários participaram do desfile alegórico, que contou com a presença de 16 Pelznickels na noite desta sexta-feira (23)

Na noite desta sexta-feira (23), mais de 100 voluntários se reuniram no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Guabiruba Sul, em Guabiruba, para o desfile do Presépio Vivo e da Sociedade do Pelznickel, que contou com a presença do São Nicolau, um Homem do Saco, duas Christkindl e 16 Pelznickels. 

Este foi o primeiro ano que todos se prepararam junto com a Sagrada Família e demais personagens para o desfile alegórico, que iniciou na rotatória do bairro Lageado Baixo, seguiu pelo Guabiruba Sul, passou pelo centro até a rotatória da Pomerânia e retornou ao salão da igreja pela rua José Dirschnabel. 

“É uma ajuda mútua que temos entre os grupos. Sempre participamos do desfile com o Presépio Vivo. Viemos para agregar. Eles colaboram conosco na PelznickelPlatz e nós aqui. De certa maneira nós também patrocinamos o desfile, com balas e recursos financeiros para custear os gastos. É mais uma maneira de colaborar”, destaca o presidente da Sociedade do Pelznickel, Fabiano Siegel. 




Para o voluntário Rodrigo Vanelli, que foi o São Nicolau, desfilar pelas ruas é emocionante pela alegria das crianças e adultos. “Para mim é muito legal participar. O Natal é algo que não tem explicação. Me emociona. Espero o ano todo para chegar dezembro por causa da família do Pelznickel”, conta ele, que tem um filho de 11 anos que tem medo do Papai Noel do Mato. “Quando ele for maior quer se vestir também, mas precisa perder o medo”, completa. 

Guilherme Afonso Stedile ressalta que o desfile do Presépio Vivo é diferenciado, pois muitas famílias aguardam para assistir. “Esse é o penúltimo desfile da Sociedade do Pelznickel. É um dia feliz com o presépio, mas também triste porque já começamos a nos despedir do ano. Para nós é muito gratificante. É muito amor e tradição”, conclui ele, que usa a roupa mais tradicional do Pelznickel, feita de palha. 



Último desfile

Neste sábado (24), véspera de Natal, a Sociedade do Pelznickel se despede da programação 2022 com um desfile pelos bairros de Guabiruba, a partir das 14h.


Fonte:

Deixe seu comentário