Portal da Cidade Brusque

CINEMA

Produtora de cinema brusquense completa quatro anos e planeja novos projetos

Café Preto Filmes produziu documentários que relembraram momentos históricos da cidade

Publicado em 19/05/2020 às 22:27
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Café Preto Filmes)

Há quatro anos, a produtora Café Preto nascia e dava seus primeiros passos de uma ainda curta, mas exitosa trajetória que já produziu documentários como “Do Outro Lado - A conquista de Matheus Rheine” e Brusque 92.

Fundada pelo brusquense Sérgio Azevedo, sua esposa Betina e Leandro Cordeiro, a produtora nasceu em meio ao documentário que relatava a carreira e mostrava com detalhes a biografia do nadador paralímpico Matheus Rheine, também natural de Brusque e que conquistou a medalha de bronze nos jogos paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Esse filme foi produzido em coprodução com a ESPN Brasil, que transmitiu a película em sua programação e pela produtora Setcom - Set de Comunicação, proponente do projeto. “Tínhamos uma ideia, um projeto interessante, mas não tínhamos uma empresa produtora aberta, com CNPJ. Aproveitamos que a ESPN Brasil entrou como parceira para viabilizar o filme, e assim tivemos recursos para darmos início ao nosso sonho que era ter uma produtora”, revela Sérgio Azevedo.

De acordo com Azevedo, no início, a sensação era de que “a ficha não caía”, mesmo que ele tenha trabalhado anteriormente em conteúdos que foram exibidos no canal. “Gravamos no Parque Olímpico no Rio, me senti fazendo parte de uma história muito importante pro nosso país, afinal, quando teremos uma Olimpíada sendo sediada novamente aqui? Provavelmente eu não estarei aqui pra ver”, indaga.

Outros documentários foram produzidos, como “A Memória da Cidade”, de 2017, que conta a história do fotógrafo Erico Zendron e faz uma viagem no tempo e na história de Brusque e “De Onde Vim”, de 2019, que apresenta o cotidiano de Hendy, um imigrante haitiano que vive em Brusque, trabalha, estuda e frequenta a igreja. Também foi produzido um curta-metragem de ficção, o “Vermelho Unissex”, de 2017.

Uma das produção de destaque da Café Preto é o “Brusque 92”, documentário sobre a conquista do Campeonato Catarinense de 1992 pelo Brusque Futebol Clube. O filme, a exemplo de “Do Outro Lado - A conquista de Matheus Rheine”, foi exibido em salas de cinema da cidade e está disponível no Youtube da produtora. “A sensação foi de dever cumprido, porque eu tive a meta de produzir esse filme 6 anos antes de sua estreia. Também foi uma história de realização pessoal, meus pais são personagens do filme e eu cresci ouvindo a história do título do Bruscão de 1992”, afirma um orgulhoso Sérgio Azevedo.


Filme sobre o Bruscão estreou em 2018. Foto: Café Preto Filmes

Azevedo cita as dificuldades para manter a produtora viva, mas diz que a Café Preto vem resistindo ao mercado. “No momento não temos funcionários, contratamos profissionais autônomos para cada projeto, e já realizamos mais de 50 contratos, gerando renda a diversos profissionais do setor e movimentando a economia criativa. No momento estamos morando em Mampituba, uma cidadezinha no litoral gaúcho que faz fronteira com Santa Catarina, próximo a Torres”, aponta. Ele e a esposa são os sócios da produtora, que continua com um escritório em Brusque e também em Mampituba.

Neste ano, seria lançado outro filme, o “Time de Fábrica”, que relembra a partida histórica entre Carlos Renaux e Botafogo, disputado em 1958 e que terminou em 5 a 5. O Fogão contava com jogadores do calibre de Garrincha, Didi e Nilton Santos, que atuaram no estádio Augusto Bauer. A ideia era lançar o filme em março, mas a pandemia de covid-19 atrasou os planos. “O documentário está finalizado e não pôde estrear por conta da pandemia causada pelo COVID-19, já que a estreia seria no cinema. Filmamos em fevereiro de 2019 e estamos ansiosos para lançar. Estamos pensando o que fazer, se lançamos na internet ou aguardamos as coisas voltarem ao normal, estamos definindo isso internamente e vamos consultar nossa agência reguladora, a Ancine, para fazer as coisas corretamente dentro das instruções do setor audiovisual. Creio que até junho ou julho teremos algo definido, quem sabe até um canal de TV local ou nacional, já que os canais estão sedentos por conteúdos”.


Bastidores do filme "Time de Fábrica". Foto: Café Preto Filmes

O próximo projeto da produtora é a série documental “Lendas do Motocross Brasileiro”, que deve estrear no BandSports em 2021.

O sócio e produtor da Café Preto diz que visita frequentemente Brusque para rever amigos e família e diz que “Brusque ainda tem muitas histórias para serem contadas nas telas”. Ele revela que entre essas histórias está a do título brasileiro do Brusque Futebol Clube, conquistado no ano passado, mas aponta obstáculos para a realização da película. “Esse projeto já existe e está em trâmite na Ancine. Não foi aprovado ainda porque nosso Governo atual está prejudicando o setor cultural e artístico desde que assumiu, em janeiro de 2019. Uma pena, mas vamos resistir, como sempre”, finaliza.


Fonte:

Deixe seu comentário