Portal da Cidade Brusque

TEATRO

Projeto Ouvir para Ler vai ser apresentado amanhã em Brusque

Inscrições são gratuitas e as vagas limitadas

Publicado em 12/04/2022 às 13:17

Você já participou de algum espetáculo em que a plateia escolhe um objeto e, a partir dele, acompanha uma história, música, conto popular ou causo? Interação, entretenimento e aprendizado é o que garante o criativo espetáculo Bibelô Encantado, que vai passar por Brusque. Produzido pela Companhia Sandra Baron, a apresentação acontece dia 13 de abril, quarta-feira, às 15 horas, na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral.

O espetáculo é uma animada integração entre a artista e a plateia, movido à fantasia e imaginação, em que o objeto escolhido pelo público revela uma história diferente a cada escolha, todas elas da tradição oral ou do folclore nacional e mundial. Narrado e interpretado pela atriz e contadora de histórias Sandra Baron, as curiosas histórias contemplam especialmente crianças de 6 a 12 anos, com o objetivo de incentivar a leitura e proporcionar um momento lúdico e descontraído.

Bibelô Encantado traz como novidade o conto popular “Nossa Senhora, o Linguado e o Siri” em que, ao final da história, uma casquinha de siri percorrerá as mãos das crianças para que vejam e apalpem a imagem em alto relevo de Nossa Senhora impressa nela. Para a Biblioteca Municipal será entregue ainda um material com esta história escrito em braile para fazer parte do acervo aos leitores cegos.

“Queremos incentivar a leitura e promover a literatura de forma simples e divertida por meio da correlação das narrações orais com os livros de histórias das bibliotecas. Além de aprender de forma descontraída, o público vai ter acesso ao rico acervo de livros da biblioteca e usufruir de um bem público que está à disposição da população”, ressalta a artista Sandra Baron.

Workshop sobre contação de histórias
Além do espetáculo, um workshop sobre contação de histórias será oferecido aos pais, professores, bibliotecários, arte-educadores, recreadores, artistas e demais interessados. Nele serão ensinadas técnicas sobre narração oral por meio de elementos como texto, voz, corpo e espaço. O evento acontece também no dia 13 de abril, das 9h às 12h, na Biblioteca Pública Municipal.

Ministrado pela artista Sandra Baron, o workshop vai abordar, por meio de exercícios práticos, dicas e sugestões sobre escolha de uma história, uso de elementos cênicos, memorização, interação com a plateia e fechamento da história.

O workshop objetiva “transmitir conhecimento da estrutura técnica de uma narração oral, oportunizar o desenvolvimento de habilidades a partir dos elementos que compõem os princípios da narração oral e disseminar agentes multiplicadores da arte de contar história”, explica Sandra Baron.

Como participar
Você não vai perder esta oportunidade, vai? Para participar, tanto do espetáculo como do workshop, é necessário fazer inscrição gratuita pelo e-mail bibliotecapublica@brusque.sc.gov.br. As vagas são limitadas.

Saiba mais sobre o projeto
O projeto Ouvir pra Ler é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc. Idealizado pela Companhia Sandra Baron com produção de Mídia F Produções, o projeto conta com o apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural de Brusque.

Ouvir pra Ler é um projeto de incentivo à leitura em que o espetáculo Bibelô Encantado, da Cia Sandra Baron, faz uma apresentação nas bibliotecas públicas de Balneário Piçarras, Bombinhas, Brusque e Gaspar. O público-alvo dos espetáculos são estudantes entre 6 e 12 anos que estão alfabetizados ou em fase de alfabetização. Além disso, é disponibilizada uma oficina de contação de histórias de três horas de duração para professores, monitores, bibliotecários e interessados em geral.

Conheça a artista e ministrante Sandra Baron
Sandra Baron é atriz, bonequeira, contadora de histórias, produtora cultural e artesã. Recebeu o prêmio Mestra Nacional da Cultura Popular - Oralidade e Cantigas de Roda, Edição Selma do Coco, em 2018 e o Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas pela Biblioteca Nacional, em 2016. Dirigiu mais de 40 peças, atuou em mais de 30 montagens, coordena, ministra e produz cursos, oficinas, festivais e eventos.

A artista foi selecionada em mais 40 festivais, três deles no exterior (Argentina, Chile e Portugal). Participou de apresentações em quatro edições Sesi Bonecos, uma edição do EnCena Catarina que percorreu 15 cidades, uma edição do Palco Giratório Sesc por 27 cidades de 10 estados brasileiros e ainda duas edições do Baús de Histórias Sesc que percorreu 26 cidades catarinenses.

Sandra desenvolveu ainda vários projetos culturais, como o Teatro Bom Demais, Cultura em Cena, Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua, Festilambe Brasil, Teatro no Engenho, entre outros.

Inscrição gratuita e limitada pelo e-mail bibliotecapublica@brusque.sc.gov.br


Fonte:

Deixe seu comentário