Portal da Cidade Brusque

Fé entre jovens

Saiba como e quando ocorrem as adorações com jovens na Igreja Matriz

Celebrações podem ser acompanhadas presencialmente ou de casa, pelas redes sociais

Publicado em 09/09/2020 às 21:20

(Foto: Ideia Comunicação)

"Graças e louvores se dêem a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!". Setembro, além da Igreja dedicá-lo à Bíblia, à Palavra de Deus, também reserva quatro noites do mês para momentos muito especiais de Adoração Eucarística na igreja Matriz São Luís Gonzaga. 

Uma das marcas da Paróquia São Luís Gonzaga é a realização da Missa com Jovens. As celebrações eram realizadas toda última quinta-feira do mês, porém, em virtude da pandemia, deixou de ocorrer, quando foi realizada pela última vez em março. No mês seguinte seriam comemorados os sete anos da Missa com Jovens. Por isso, oportunizar a Adoração vem de encontro com o propósito de unir quem está na igreja ou em casa, por meio da oração. A experiência ultrapassa o espaço físico da Matriz, chegando a diversos lares através de transmissão pelas redes sociais.

'Jesus, verbo encarnado'

"Esse templo torna-se para nós, mais uma vez, lugar de Céu. Experiência de Adoração, proximidade com o Salvador. Certeza de que a nossa vida, é vivida à luz do ressuscitado". Assim foi a abertura da primeira noite da Adoração, conduzida pelo pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, scj, na última sexta-feira, 4 de setembro.

O pároco lembra que a Missa com Jovens é uma das marcas da Paróquia, mas que neste ano, por conta da pandemia, tudo ficou restrito. "Diante dos números de casos de coronavírus que tem reduzido na cidade, o padre Diego Martins, junto da coordenação da Pastoral Juvenil, resolveu aliar esse fator dos números e a não realização de muitas atividades noturnas para intensificar o encontro com Jesus na Eucaristia", explica. "Convidamos e motivamos para que os jovens se unam em comunhão, independente de que grupo, pastoral ou movimento fazem parte. O importante é se sentir parte da igreja", convida Pe. Diomar.

O envolvimento dos jovens

Oração, canções, luz apenas das velas e silêncio compõem o cenário da noite dedicada ao encontro com Jesus. Simultaneamente, no espaço dos comentários das transmissões, diversos são os relatos da experiência e do quão ela é especial a quem está conectado de suas casas.

Quando se viu diante da interrupção das missas com os jovens, a coordenação do Setor Juventude da Paróquia São Luís Gonzaga, ainda assim, gostaria de seguir proporcionando, como Igreja, momentos especiais com os jovens. Em maio, no mês Mariano, realizou lives com a oração do Santo Terço, geralmente conduzida pelo padre Diego Martins e jovens que pertencem aos grupos da Paróquia. "E em junho fizemos nossa primeira Adoração Eucarística com os Jovens, com a possibilidade de, com todos os cuidados, eles virem à igreja ou acompanharem de casa pelas redes sociais. Foi um momento muito íntimo, muito especial para todos que participaram. Foi então que surgiu a ideia de fazermos a Adoração mais vezes", destaca a Coordenadora do Setor Juventude, Débora Caroline Clerice de Limas. "A Adoração acabou e o sentimento que ficou foi de que ninguém queria ir embora, as pessoas queriam mais", recorda.

Débora explica que a intenção do Setor da Juventude era de realizar a Adoração todos os meses, mas em julho não foi possível. Já durante a Adoração que ocorreu em agosto, surgiu a ideia de proporcionar o encontro com Jesus nas semanas de setembro. "Durante todas as semanas os grupos de jovens da nossa paróquia estarão envolvidos nas Adorações, seja na preparação ou vivendo esses momentos", comenta a coordenadora.

"Sabemos que nem todos podem ir até a igreja e nesse momentos as redes sociais vêm para nos auxiliar e levar um pouquinho desse amor, dessa presença de Deus para dentro da casa de tantas pessoas", diz Débora. "A adoração é um momento único, e não importa se estamos na igreja ou se estamos em casa, Deus está diante de nós dizendo que nos ama, que nos cuida, que nos quer inteiramente, com nossos erros e acertos para Ele. Que não importa por onde andamos, quem somos ou o que temos a oferecer, Ele jamais nos abandona e está sempre a nos esperar", reflete a jovem.

Programe-se para acompanhar os próximos encontros

O quê: Adoração Eucarística com os Jovens

Quando: Toda sexta-feira de setembro, às 21h

Como acompanhar: Presencialmente na igreja Matriz São Luís Gonzaga ou via redes sociais: @juventudepslg e @matrizsaoluisgonzaga.

Fonte:

Deixe seu comentário