Portal da Cidade Brusque

Leitura

Saiba quais são os principais lidos pelo brusquenses em 2019

Dados levantados pela equipe mostra que cada vez mais pessoas buscam os serviços da biblioteca. No ano passado foram 44 mil atendimentos

Publicado em 24/01/2020 às 02:13

(Foto: Divulgação)

A Biblioteca Pública Ary Cabral ganhou 1.999 novos cadastros em 2019. E o gênero preferido do brusquense foi a literatura americana, seguida da Literatura Infanto Juvenil, da Literatura Inglesa e só então a Literatura Brasileira. Os dados são de um levantamento feito pela Fundação Cultural neste início de ano.

Atualmente, a biblioteca possui 30 mil livros no acervo. No total, foram emprestados foram 12, 4 mil e entre os títulos mais procurados de 2019 estão: “A Cabana”, de William P. Young, em primeiro lugar; “A Sutil Arte de Ligar o Foda-se”, de Mark Manson, em segundo; e “Diário de um Banana”, de Jeff Kinney, em terceiro lugar.

Bibliotecária há 12 anos, Katia Maria Costa conta que o espaço possui 7.500 usuários cadastrados e ativos. Só nos primeiros nove dias do ano foram 180 novos cadastros. Números que não param de crescer. “Mesmo com a internet, nós temos cada dia mais procura. Sejam pessoas da cidade de alguns bairros distantes que trazem a família toda para fazer o cadastro. Ou pessoas que chegam na cidade e logo procuram a biblioteca pública”.

Só ano passado foram 44 mil atendimentos realizados. Segundo Manifesto da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), as bibliotecas públicas têm diversas funções agregadas como a vertente educacional, social, cultural e de lazer. “Diariamente passam pessoas com diferentes demandas pela biblioteca, temos muitas ações. Uma das funções da biblioteca pública é atender as mais variadas culturas e pessoas”, relata a Costa.

Cleber da Silva André, bibliotecário há 7 anos comenta que os livros mais procurados são espíritas e autoajuda. “As pessoas têm muita curiosidade, tem fascínio por esses temas e vem em busca de mais informação. É muito prazeroso perceber que as pessoas valorizam a biblioteca”.

Atendimentos específicos
O levantamento mostrou que os computadores foram utilizados por 2.526 pessoas no ano passado. Mas a biblioteca ainda tem outros atendimentos como a seção de livros em Braille que há 20 anos é cuidada por Sidnei Knihs, ele é deficiente visual e dá aulas para pessoas cegas, com baixa visão e professores. Além disso, há o trabalho de referência, ou seja, um serviço especial voltado para as pesquisas universitárias de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) , mestrados e doutorados.   

“Muitas pessoas de bairro frequentam a biblioteca, pessoas que não tem acesso, então a biblioteca democratiza essa comunicação. O que está faltando é mais biblioteca e não mais livros digitais, mais possibilidades de acesso à informação, seja ele físico ou digital”, conclui a bibliotecária.

Para Igor Balbinot, responsável pela Fundação Cultural de Brusque, uma biblioteca diversificada e com um acervo plural beneficia a cultura e educação da sociedade. “Hoje a biblioteca Ary Cabral é uma as maiores em acervo do município. Os benefícios da leitura são muitos, quem lê viaja, além de aumentar nossa criatividade melhora leitura, vocabulário, a memória e também nos ajuda a ter mais empatia”.

Horário de atendimento da biblioteca:
08h às 20h de segunda a quarta-feira 
08h às 18h nas quintas e sextas-feiras 


Fonte:

Deixe seu comentário