Portal da Cidade Brusque

ECONOMIA

48ª Pronegócio comemora sucesso de vendas

Rodada que apresentou a coleção Inverno 2019 alcançou a meta de 1 milhão de peças vendidas

Publicado em 18/01/2019 às 03:13

(Foto: Ideia Comunicação)

No final da tarde de sexta-feira (18) a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) comemorou o sucesso comprovado da 48ª Pronegócio. O evento, realizado em parceria com o Sebrae/SC desde a segunda-feira (14) alcançou a meta da entidade: foram comercializados ao longo dos cinco dias de rodada mais de 1 milhão de peças.

“Toda a diretoria da AmpeBr está muito feliz, pois sabemos da importância desse número na nossa economia da cidade, na região, e a AmpeBr deu um pontapé inicial para que os empresários e confeccionistas, associados da entidade, e a toda a cadeia têxtil, a partir de agora já tenham pedidos para começar um ano diferente”, comenta o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge.

De acordo com ele alguns fatores contribuíram para o grande número de negociações fechadas nesta edição, como a mudança no layout da rodada, e também o otimismo renovado, presente de forma unânime entre os participantes desta edição.

“Voltamos ao Pavilhão após três edições no Clube Santos Dumont, mudamos o layout da rodada desde a entrada até a posição dos boxes, o que foi muito positivo, pois isso também dinamizou mais o evento, diminuindo o tempo de deslocamento dos fabricantes até os boxes e assim aumentando o tempo disponível para as negociações. Além do que, esse espírito de renovação, otimista, pode ser visto nos clientes, seja do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, e todos aqui presente. Isso, sem dúvida, nos ajudou e temos certeza que o Brasil de 2019 será muito melhor que 2018”, completou. 


Prestígio em evidência

Outro aspecto destacado por Ademir foi em relação ao prestígio do evento, já que não apenas compradores das mais diversas partes do país vieram a Brusque para participar da rodada, como também parceiros e representantes de instituições nacionais e estaduais, como o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel; o superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos da Fonseca; e o diretor Executivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), José Agenor de Aragão Junior.

Em ambas as visitas os representantes das entidades se surpreenderam com a estrutura e o modelo de negócios da rodada e, de forma unânime destacaram a importância do evento a nível estadual e nacional.

“Ficamos muito felizes com as visitas, pois sabemos que a Pronegócio atinge grandes dimensões não apenas em nossa região, mas no estado e no país. E receber esses líderes, que veem a importância da rodada é muito gratificante. Esses contatos são muito importantes para a nossa entidade e temos certeza que grandes projetos serão concretizados, em especial em parceria com o Sebrae/SC, para 2019”, declarou.


Confraternização

Ao longo dos dias da 48ª Pronegócio, dois momentos também marcaram a edição da rodada: o Desfile de Moda, que apresentou as coleções do Inverno 2019 na noite de terça-feira (15); e o Happy Hour, evento já tradicional entre os participantes da Pronegócio, realizado na quinta (17). “É importante proporcionar este bem-estar para os nossos compradores que chegam de tão longe, bem como para os fornecedores que trabalham muito e merecem”, completa Ademir.

Na oportunidade foi realizada a degustação de cervejas artesanais, uma parceria gentilmente firmada com o Núcleo de Cervejeiros Artesanais (Nucervarte) da AmpeBr. “Temos aqui a presença de 10 produtores de cervejas artesanais e, pelo menos, uns sete estilos disponíveis para degustação. A escolha foi trazer cervejas mais leves e refrescantes, que combinam com o verão”, explica o coordenador do Nucervarte, Cícero Klas.

Segundo ele, mais do que experimentar os variados sabores de cerveja, as pessoas que participam do Happy Hour estão interessadas na conversa e sentem curiosidade para entender mais sobre o processo, as receitas e a própria cultura da região. “Os clientes ficam encantados ao conhecer algumas de nossas peculiaridades. A Pronegócio presenteia os lojistas com este evento do qual nosso Nucervarte sente grande satisfação em fazer parte”, pontua Cícero.


Otimismo comprovado

Há oito anos a empresária Janete Terezinha de Bortuli, da loja Maurijan, de Faxinal dos Guedes (SC) é cliente da Pronegócio. Com a experiência de viver do comércio há mais de três décadas, ela reconhece a comodidade de comprar moda em Brusque.

“Já conheci muitas feiras pelo Brasil, mas ainda me lembro de como fiquei impressionada com a estrutura e organização da Pronegócio. Aqui encontro tudo o que preciso na linha bebê, infantil, juvenil, feminino e masculino. A diretoria da AmpeBr está de parabéns, especialmente nesta edição, com a mudança de layout”, garante a cliente.

Segundo Janete, o ambiente favorável contribui com o êxito das negociações, especialmente porque muitos clientes chegam de regiões mais distantes do Brasil e passam até quatro dias no local. “A intenção é aproveitar este momento de mudança política e apostar na confiança das pessoas. Todos partilham do mesmo otimismo, sejam consumidores, lojistas ou fabricantes. Por isso, as perspectivas para 2019 são as melhores”, afirma Janete.

Ana Lúcia Malgarin, da empresa Sul Kids, de Maringá (PR) também fez boas compras na 48ª Pronegócio. Pela quinta vez no evento, ela conheceu Brusque através de uma visita dos diretores da AmpeBr. “Na época fiquei curiosa e decidi participar. Já conheci outros lugares, mas a estrutura aqui é melhor, mais organizada. Aliás, sempre cito este evento como exemplo para outros lojistas”, destaca a empresária.

Para ela, o clima de 2019 está diferente e a expectativa é pelo crescimento da economia. “Otimismo contagia. A gente precisa acreditar na renovação. A recessão dos anos anteriores talvez nem fosse pela falta de dinheiro, mas pela insegurança devido ao momento em que o Brasil estava atravessando. Por isso, acredito que viveremos um ano bom”, pontua Ana Lúcia.

Pela primeira vez na Pronegócio, a lojista Sandra Maria Domingues Vieira, da Boutique Karina, de Itapetininga (SP), também aprovou o evento. “Estou surpresa pela recepção e pela organização. E, mais do que isso, consegui fazer bons negócios. Precisei analisar com calma a linha adulto, pela quantidade de informações e pelo número de fornecedores disponíveis. Valeu a pena ter vindo”, enfatiza a lojista.

Na bagagem, Sandra volta para São Paulo com um volume expressivo de pedidos realizados nas linhas infantil, masculino e feminino. “Acredito que 2019 será um ano bom para todos. O mês de dezembro não atendeu à demanda que estávamos esperando e agora nossos esforços se concentram nas novas coleções”, aposta.


Superação

Os vendedores da 48ª Pronegócio também comemoram a superação das metas traçadas para o evento. Edson Junkes, representante da marca Olho Fatal, trabalha há cerca de 10 anos na Pronegócio e ressalta o otimismo deste momento.

“Todos estavam aguardando uma mudança política e agora é hora de a indústria investir pesado, o que será refletido na economia em seis ou oito meses, inclusive com a geração de empregos e prestação de serviço. O comércio está na ponta e já demonstra uma atitude satisfatória, com clientes cheios de entusiasmo e dispostos a investir. Desta forma, com cada um fazendo a sua parte, voltaremos a dar passos à frente”, projeta o representante.

Edson explica que estar na Pronegócio é uma oportunidade que as empresas de Brusque e região deveriam aproveitar. “É muito alto o número de lojistas que passam pelo evento e também temos a possibilidade de mostrar o produto e receber avaliações sobre erros e acertos na coleção. A Pronegócio é a vitrine do Brasil e a organização da AmpeBr é perfeita”, avalia.

Nair Aparecida Milani Baungartner, da Camisaria Milani, participa há 16 anos da Pronegócio e também enfatiza o modelo diferenciado de negociação. “É um evento que me deixa sem palavras. Os clientes também elogiam bastante e é um orgulho participar”, afirma.

Para ela, as vendas desta edição superaram as expectativas. “Encontrei clientes mais esperançosos. Apesar de manter os pés no chão, todos compraram bem. Acredito que esta aposta será muito positiva para o setor”, detalha Nair.


 49ª Pronegócio

Com o encerramento da 48ª Pronegócio a AmpeBr inicia os trabalhos para a próxima edição da rodada, que acontece de 13 a 17 de maio, no Pavilhão da Fenarreco. O evento apresentará a coleção Primavera-Verão 2019/2020. “Já temos inscrições, de clientes que estiveram na 48ª e que já confirmaram a presença na edição de maio. Sabemos a importância que isso representa e sem dúvida faremos mais um evento de sucesso”, acrescentou o presidente da AmpeBr. 


Fonte:

Deixe seu comentário