Portal da Cidade Brusque

PALESTRA

Almoço de Ideias da ACIBr aborda Neurociência como aliada da gestão de negócios

Evento reuniu cerca de 350 participantes na Sociedade Esportiva Bandeirante, na quinta-feiran (9)

Publicado em 09/05/2019 às 23:52

“O que é decisão? O que influencia a nossa decisão? Precisamos pensar nisso, porque, mais importante do que tomar uma decisão, é o estado de espírito da pessoa no momento de tomar a decisão. A realidade não muda, o que muda é o que a pessoa está sentindo”.

Foi com essas palavras, que o professor Dr. Luciano Miguel Salamacha iniciou a palestra “Estratégia, Negócios e NeuroEstratégia: um olhar para o futuro”, durante a 20ª edição do Almoço de Ideias da ACIBr – Associação Empresarial de Brusque, realizado nesta quinta-feira, 9 de maio, na Sociedade Esportiva Bandeirante, em parceria com o Colégio e Faculdade São Luiz e ESIC Internacional - Business & Marketing School.

O convidado é Doutor em Administração e Mestre em Engenharia de Produção, professor da Fundação Getúlio Vargas e leciona em programas de pós-graduação, mestrado e doutorado no Brasil, Argentina e Estados Unidos.

Relações Pessoais
O especialista chamou atenção dos cerca de 350 participantes, para o fato de que os negócios atualmente, são fortalecidos pelas relações pessoais. “Infelizmente, ainda se perde muito tempo e energia discutindo coisas bobas e se desperdiça relacionamentos. Por isso, precisamos começar a estudar o comportamento do ser humano para evoluir nos negócios. A partir do momento que eu entendo o meu comportamento e entendo o comportamento do outro, eu diminuo os atritos, o calor na relação, elevo o grau de compreensão e de formação de time, consequentemente, alcanço melhores resultados. Todos os dias precisamos dizer para nós mesmos: eu sou forte, senão eu serei fraco, e os fortes moldam o ambiente que molda os fracos”, salientou Salamacha.

O professor destacou a necessidade de unir a Neurociência às estratégias de gestão. “Nascemos programados para tomar decisões e precisamos evoluir. Há vários tipos de pessoas que lidam de diferentes formas diante da mesma situação. O otimista enxerga oportunidades para o futuro enquanto o pessimista vê ameaças e problemas pela frente. A neurociência nos mostra o quanto somos suscetíveis a estímulos, o quanto somos auto enganáveis, ou enganados pelos outros. O quanto podemos entender melhor o nosso próprio comportamento cerebral ou se estamos sendo reféns de algum tipo de armadilha, seja por um ego exacerbado, ou com excesso de medo e extinto de proteção. Quanto mais eu consigo entender meu funcionamento cerebral, melhor eu consigo tomar decisões dentro das empresas”, reforçou o palestrante.

Salamacha falou também sobre as pessoas saberem aproveitar o tempo que têm de forma saudável. “Hoje em dia, como estamos cercados de tecnologia, acabamos não dando muita importância para as relações pessoais, para um tempo de qualidade com a família, por exemplo. Mas é preciso rever nossas prioridades. Um estudo aponta que ao longo de nossas vidas, passamos 520 dias assistindo séries, seis anos assistindo TV, oito anos navegando na internet e dez anos olhando telas, seja de celular, computador, ... Portanto, é preciso fazer as escolhas certas. E a palavra-chave é ser intenso e viver bem cada momento, seja com a família, no trabalho, no lazer”, definiu o convidado.

Por fim, o professor reconheceu que a neurociência ainda está muito restrita ao ambiente acadêmico e a laboratórios, e que a intenção, é ampliar o acesso ao estudo. “Na ESIC foi criada a Escola do Pensar, que é a primeira escola da América Latina, focada num pensamento pedagógico, que junta neurociência, que é o comportamento humano, com a gestão de negócios. O objetivo é fazer uma abordagem que não segue o método tradicional, onde a pessoa que tem a melhor memória e obtém as melhores notas, não necessariamente é o melhor empreendedor ou melhor profissional. A ideia é proporcionar um curso inovador, 100% voltado à tomada de decisão. E queremos trazer esse curso para Brusque, juntamente com a Faculdade São Luiz, e em parceria com a ACIBr”, observou Salamacha.

Aperfeiçoamento
Sobre a oferta de um curso de Neuroestratégia em Brusque, o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, falou que a entidade deve anunciar novidades nas próximas semanas. “A ACIBr está fechando uma parceria com a Faculdade São Luiz e a ESIC – Escola Internacional de Negócios, para viabilizar esse curso diferenciado, que possa atender desde as pequenas, até as grandes empresas, de diretores, gerentes a proprietários de negócios. Pudemos ver com a palestra do professor Salamacha, o quanto a Neuroestratégia é um assunto oportuno, que faz parte do nosso dia a dia e pode ajudar significativamente na tomada de decisões e na gestão dos negócios. Nosso Almoço de Ideias mais uma vez foi um sucesso, a quantidade de pessoas presentes demonstrou isso, e ficamos contentes em proporcionar esse momento de networking e o fortalecimento das relações pessoais”, descreveu Halisson.

Para o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Cláudio Marcio Piontkewicz, é preciso investir em aperfeiçoamento e desenvolver programas conforme a demanda da região.

“É notável que nosso município e cidades vizinhas vêm crescendo cada vez mais no segmento da indústria e do comércio, e também se faz presente no cenário internacional. Diante da necessidade de lideranças que desempenhem suas atividades com o profissionalismo que a função requer, visamos contribuir para esse processo de formação e aperfeiçoamento, pois acreditamos que à medida que tivermos profissionais mais qualificados, mais desenvolvimento teremos". 

Fonte:

Deixe seu comentário