Portal da Cidade Brusque

TECNOLOGIA

Brusque tem novo centro de incubação, tecnologia e inovação

CITI foi lançado nesta terça-feira (28) e vai abrigar startups com projetos voltados à tecnologia. Objetivo é fomentar o setor na região

Publicado em 28/05/2019 às 02:24
Atualizado em

Com o objetivo fomentar negócios de tecnologia e inovação, além de atrair investimentos, startups e empresas do setor para a cidade, o Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação (CITI) de Brusque foi lançado nesta terça-feira (28). 

Situado no centro comercial Felog, anexo à Fip, o projeto CITI, iniciado em 2014, foi reativado por meio da iniciativa do Núcleo de Tecnologia da Informação da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). E conta com a parceria do Sebrae e da Fip, que cedeu o espaço pronto para ser utilizado. 

A estrutura tem 400 metros quadrados, que recebeu o investimento de cerca de R$ 300 mil. Conta com salas privativas, área de lazer, sala de reunião, auditório e espaço de corworking.


Atualmente, quatro projetos já estão em andamento, sendo um deles inteligência artificial. O primeiro produto criado na incubadora deve ser lançado em agosto deste ano. 

Segundo Vanderlei Albino, presidente do CITI, o coworking (espaço compartilhado de trabalho), será utilizado para abrigar empresas do setor de tecnologia. “O objetivo é que este espaço seja totalmente utilizado com este objetivo, de fomentar inovações tecnológicas”.

Ele afirma que 19 projetos de incubação, de diversas regiões do país, já se inscreveram para fazerem parte do CITI. “Queremos que essas startups se instalem aqui, cresçam aqui e se tornem empresas brusquenses. Nosso objetivo é ser mais que uma incubadora, mas sim um polo de tecnologia”.  

Os projetos inscritos passarão por uma seleção, e podem ser de diversos segmentos da tecnologia. Quanto a investimentos, as startups pagarão uma taxa para utilizar o espaço. E para o desenvolvimento dos projetos, o intuito do CITI é fomentar parcerias entre os setores público e privado. 

Apoio
Após uma conversa no início do ano, o presidente da Fip, Newton Patricío Crespi, o Cisso, afirmou que entregaria o espaço pronto para ser utilizado. Durante dois anos o espaço será fornecido gratuitamente, com internet e energia inclusos. Agora, o CITI busca parcerias para desenvolver os trabalhos. 

O Sebrae também entra como parceiro no projeto, proporcionando consultorias. O gerente do Sebrae da região de Brusque, Sérgio Fernandes Cardoso, afirma que desde as conversas iniciais o projeto da incubação tem um principal objetivo: marcar história. “Nossa região tem um grande potencial na área tecnológica. Precisamos e vamos fomentar isso”, diz. 


Primeiro evento do CITI já tem data
No dia 11 de junho, o CITI promoverá quatro palestras, todas focadas no tema tecnologia. O empreendedor Tiago Vailati, da startup brusquense Hiper, vendida recentemente, é um dos nomes confirmados.

O evento evento acontece a partir das 18h no restaurante Pietros, anexo à Fip. E é gratuito. Para participar é preciso confirmar presença até o do dia 7 de junho, pelos telefones (47) 3255-6000, ramal (56109) (Fip)  ou (47)3351-3701.

Confira a programação:

18h - recepção
18h30 Inova Citi
18h45 - Palestra: Inevitável, Transformação Digital, com Luciano Rossi Pinheiro (SEBRAE/SC)
19h10 - Palestra: Tercnologia e Inovação - O Futuro é Agora, com Jos~e Eduardo Fiatis (FIESC)
19h40 - influência Sócio Econômica da incubadora na região, com Marcos Lichtblau (ACATE)
20h10 - Palestra: Case Hiper, com Tiago Vailati. 
20h40 - Assinatura de termos de parcerias entre as entidades parceiras e primeiros contratos com as novas startups em incubação
20h50 - apresentação do espaço coworking e CITI e coquetel


Fonte:

Deixe seu comentário