Portal da Cidade Brusque

INDUSTRIA

Brusque terá quatro representantes na nova direção da Fiesc

Dentre os destaques da nova gestão está Rita Cássia Conti, a primeira mulher a ocupar um cargo no primeiro escalão da diretoria.

Publicado em 13/08/2018 às 06:56

(Foto: Divulgação)

Internacionalização, inovação e infraestrutura ganharão reforço na nova gestão da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) ao lado de ambiente institucional, educação e saúde e segurança, afirmou o industrial Mario Cezar de Aguiar, durante discurso na cerimônia de posse da diretoria, realizada na noite de sexta-feira (10), em Florianópolis, com a presença de lideranças industriais e políticas.

Aguiar foi eleito no dia 29 de junho para o período 2018-2021 e sucede o empresário Glauco José Côrte. “Além de manter o plano estratégico vigente, concentraremos esforços no incentivo à internacionalização de nossas indústrias e na ampliação da agenda de inovação, com acesso às novas tecnologias e inserção de nossas empresas na Indústria 4.0. Indústrias mais inovadoras e internacionalizadas são mais competitivas frente às novas exigências da economia global”, afirmou Aguiar. Veja abaixo a diretoria completa.

Além disso, Aguiar destacou que Santa Catarina tem 1,1% do território nacional e mesmo com uma precária infraestrutura de transporte, o Estado produz 6% da riqueza nacional e possui o quarto maior parque industrial brasileiro.

“Em 2017, fomos o Estado que mais empregos criou no país. E onde há uma indústria forte, há uma sociedade forte. Na sua grande maioria, nossas empresas são oriundas do próprio Estado, fruto do empreendedorismo da nossa população”, disse, ressaltando que as indústrias foram criadas por homens e mulheres que empreenderam com o objetivo de fazer mais e melhor; fazer bem feito e perpetuar-se a partir de princípios sólidos e bem alicerçados.

“Foram esses empreendedores que criaram oportunidades de trabalho, que fizeram investimentos, mesmo sem dispor de crédito com taxas de juros competitivas, mesmo não dispondo de uma infraestrutura adequada”, completou.

“Para o país avançar de maneira sustentável, precisamos migrar de um sistema de desenvolvimento baseado no simples incentivo ao consumo, para um modelo focado nos investimentos. Isso só será possível com o aumento da confiança do empresário. A confiança, por sua vez, depende de um ambiente de segurança jurídica, estabilidade política e ações do Governo para a implantação das reformas estruturantes”, defendeu, chamando a atenção a urgência das reformas, especialmente a da previdência. “Ela é imprescindível para garantir saúde às contas públicas”, completou. 

Em seu discurso, Aguiar disse que no campo tributário o Brasil convive com um sistema burocrático que gera ineficiência e prejudica o investimento, a produção, as exportações e a geração de emprego. “Precisamos acabar com a guerra fiscal e, sobretudo, promover a isonomia entre os estados. Nosso país é injusto, porém eficiente no momento de arrecadar. E é injusto e ineficiente na distribuição dos recursos”, afirmou, observando que na área trabalhista é necessário consolidar a recente modernização da legislação. 


Glauco José Côrte

Em seu pronunciamento, o presidente que encerrou sua gestão à frente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou as principais realizações de seus mandatos, com destaque para investimentos em institutos de inovação, em programas de promoção da saúde e segurança do trabalhador, além de ter levantado a bandeira educacional, com a criação do Movimento Santa Catarina pela Educação.

“O capital humano, considerado a nova riqueza das nações, ocupou o centro de nossas atenções nos últimos anos. As pessoas são o principal fator de competitividade da indústria. Não são as máquinas que estão moldando a nova indústria. São os talentos que promovem as inovações tecnológicas, a manufatura avançada, a internet das coisas e a inteligência artificial”, disse.

Logo após seu pronunciamento, Côrte e sua esposa, dona Sílvia, receberam uma homenagem, um quadro intitulado de autoria do artista plástico Juarez Machado, entregue pelo próprio artista, pelo presidente empossado, Mario Cezar de Aguiar, e esposa Diana.


 Presidente da CNI

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Róbson Braga de Andrade, reforçou a disposição da entidade de “continuar ajudando a Federação das Indústrias de Santa Catarina a apoiar o desenvolvimento do Estado e do país, em todas as áreas, na educação, no lazer e na defesa dos interesses da indústria”. Ele também fez uma referência a Glauco José Côrte, pela “responsabilidade e comprometimento com o desenvolvimento de um Estado que é muito importante para o Brasil e que sempre teve o foco na educação, na saúde e na qualidade de vida da população”.


Governador do Estado

“SC este ano gerou em torno de 35 mil empregos, dois terços deles pela indústria. Santa Catarina é um Estado industrial”, disse o governador Eduardo Pinho Moreira. “A parceria da FIESC com o governo de Santa Catarina e com o governo central em Brasília serão fundamentais para que a gente possa modificar”, acrescentou.


Perfil

Mario Cezar de Aguiar é empresário do setor da construção civil, primeiro vice-presidente da FIESC e presidente da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da entidade. Formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é especialista em construção civil pela FURB, em marketing pela Univille e em gestão empresarial pela Pensylvania State University, além de ser professor licenciado do curso de engenharia civil da Udesc.

Atua na área da construção e incorporação imobiliária desde 1981. É sócio das empresas Vectra Participações e Construções, Vectrapar Construções e Empreendimentos e Êxito Empreendimentos e Construções. Já presidiu a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o Sinduscon de Joinville por duas oportunidades e a Câmara Estadual da Indústria e Construção. Também fundou e presidiu o Serviço Social da Construção Civil de Joinville (Seconci), foi conselheiro da Usimed e da Unisociesc. É conselheiro do Instituto Core e membro do Conselho do Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville.


Representatividade regional

Durante o evento que empossou o industrial, Mario Cezar de Aguiar, como novo presidente da FIESC, também foram nomeados os novos diretores e conselheiros da federação, sendo que Brusque terá quatro representantes na instituição.

Além do empresário Ingo Fischer, que continua na vice-presidência regional da FIESC no Vale do Itajaí Mirim e do vice-presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira, que ocupará novamente uma cadeira no conselho do SESI, o presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis, de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (SIFITEC), Marcus Schlosser, será um dos diretores da Federação e a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário (SINDIVEST), Rita Cássia Conti, assumiu como segunda tesoureira da entidade, sendo a primeira mulher a ocupar um cargo no primeiro escalão da diretoria.

Para o vice-presidente regional da FIESC, no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer, “Brusque sempre teve seus pleitos atendidos pela federação e temos certeza que continuaremos sendo agraciados, ainda mais nesta nova gestão onde teremos mais representantes para buscar apoio às nossas indústrias regionais”, destacou.


 

Fonte:

Deixe seu comentário