Portal da Cidade Brusque

Crédito

Cadastro positivo passou a valer nesta terça-feira, 09 de julho

O sistema é um banco de dados que reúne todas as informações referentes à pagamentos que o consumidor já fez ou está fazendo.

Publicado em 10/07/2019 às 04:53

(Foto: Divulgação )

Começou a valer em todo Brasil nesta terça-feira, 09 de julho, o Cadastro Positivo. Instituído em abril deste ano, na Lei Complementar 166, o sistema é um banco de dados que reúne automaticamente - de forma segura - todas as informações referentes à pagamentos que o consumidor já fez ou está fazendo. Essas informações poderão servir de base para atribuição de notas de crédito a cada cidadão.

O gestor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, Claudemir Marcolla, explica que o Cadastro Positivo é uma novidade para o Brasil, mas o sistema já é utilizado há muitos anos em países como Estados Unidos, China, Japão, entre outros. “Costumamos dizer que a consulta no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) é como se fosse uma foto do consumidor, pois conseguimos ver apenas a sua situação atual. No Cadastro Positivo percebo como se fosse um filme, pois irá relatar todo o histórico de pagamentos do consumidor”, explica. 

Segundo Marcolla, a ferramenta será benéfica para o mercado, que terá acesso ao histórico do seu cliente e, assim, terá maior assertividade na análise e liberação de crédito. Para o consumidor, a ferramenta também traz vantagens, pois dará mais pontuação aos bons pagadores, facilitando negociações. “Antes, apenas com dados dos birôs de crédito você analisava os maus pagadores, e os bons pagadores eram trabalhados sem diferenciação. Agora, aquele consumidor que paga todas as contas em dia e até as antecipa terá uma pontuação maior e poderá barganhar melhores taxas de juros no mercado financeiro, por exemplo. É uma mudança cultural, tanto para as empresas quanto para os consumidores, porém que será benéfica para todos”, afirma o gestor. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário