Portal da Cidade Brusque

CORONAVÍRUS

CEO da ZM participa do Plantão do Coronavírus e avalia situação das indústrias

Alexandre Zen foi o entrevistado da série de entrevistas do Portal da Cidade Brusque

Publicado em 27/03/2020 às 04:50
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Brusque)

Na tarde desta sexta-feira, o Plantão do Coronavírus do Portal da Cidade Brusque recebeu em seus estúdios o CEO da empresa ZM S.A., Alexandre Zen. O empresário falou sobre os efeitos da pandemia na indústria. 

Zen acredita que o isolamento e as quarentenas foram medidas adequadas em todo o mundo, embora a situação traga alguns desconfortos. "Esse impacto cria um clima muito negativo, inclusive na indústria, as pessoas ficam com receio, criam medo. Você se sente desconfortável por não conseguir cumprimentar uma pessoa", analisa.

O empresário afirma que as empresas precisam usar de sua influência para conscientizar seus colaboradores. "A indústria tem que seguir as regras, o colaborador trabalha conosco 8 horas por dia e as outras 16 está em casa. Você consegue transmitir essa mensagem para ele enquanto está ali, mas fora disso é difícil manter um controle. As coisas aconteceram da noite pro dia, todos estávamos trabalhando e de repente tivemos que adequar, fazendo com que todos recebessem as orientações necessárias", revela. 

Zen diz que a ZM tem um serviço de exportação muito grande e que não atende diretamente em Brusque. Os clientes, que são na maioria internacionais, precisam se manter trabalhando pois o setor automotivo não permite paradas. "A falta de uma peça ou um produto para um carro é essencial para as pessoas se locomoverem e para veículos como ambulâncias". Boa parte dos colaboradores estão em casa e alguns estão trabalhando, a empresa vem tomando esse cuidado de dosagem para que não haja aglomerações e reduza-se as aglomerações. "Nos antecipamos a muita coisa, obedecemos o decreto para reduzir o ritmo da empresa. Ao mesmo tempo, continuamos trabalhando em ritmo menor, pois dependemos e somos dependentes, temos fornecedores preocupados. Essa balança de priorizar economia e saúde precisa ser bem equilibrada. Precisamos retomar a atividade econômica a passos lentos, o indicador será o número de casos e a fiscalização dos órgãos competentes é essencial", defende. 

O CEO da ZM ainda deu dicas de como as pessoas e as empresas podem ter uma reserva econômica e deixou um recado aos empresários: "Sem seu colaborador você não faz absolutamente nada, aproveite tudo o que o governo está lhe dando de benefícios e não coloque nas costas de seu empregado esta crise. Você como gestor de uma empresa, reduza os problemas. A última coisa que queremos são pessoas desempregadas, não podemos em nenhum momento ameaçar o desemprego ou dizer que não iremos pagar nossas contas, isso só aumenta o pânico".

A entrevista completa você confere clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário