Portal da Cidade Brusque

MELHOR IDADE

Contemplados com Benefício de Prestação Continuada devem ir a Assistência Social

O recadastramento de idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o benefício deve ser feito até dezembro.

Publicado em 13/10/2018 às 08:13

Os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem estar inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. É o que determina a Portaria Interministerial nº 5, de 22 de dezembro de 2017.

O cadastramento pode ser feito até dezembro de 2018 na sede da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego de Guabiruba, localizada na rua 10 de Junho, nº 301, Centro, das 8h às 12h e 14h às 17h e no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), de 14h às 19h30, localizado na rua Lageado Baixo, 1400, Lageado Baixo.

De acordo com o diretor de Assistência Social de Guabiruba, Rafael Jacintho, caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar. “O cadastramento de beneficiários do BPC no Cadastro Único foi uma recomendação do Tribunal de Contas da União com o objetivo de aperfeiçoar a gestão de benefícios sociais”, comenta.

Ele também enfatiza que atualmente existem 49 idosos e 121 portadores de deficiência contemplados com BPC. “ Até o momento temos 110 pessoas cadastradas. É necessário que as outras 60 nos procurem”, orienta.

O Cadastro Único – porta de entrada para mais de 20 programas sociais – é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.

Fonte:

Deixe seu comentário