Portal da Cidade Brusque

Melhoria contínua

Criado em Brusque, Fórum Discuta Lean reúne participantes de todo o país

Em 2020, evento foi realizado de maneira totalmente online por conta da pandemia de coronavírus

Publicado em 20/08/2020 às 21:33

(Foto: Ilustração)

“O mercado está extremamente competitivo e quem não olhar para a melhoria contínua ficará para trás. Melhoria contínua não é mais diferencial, é obrigação”. Essa foi a conclusão do supervisor de gestão integrada e engenheiro de segurança, Edipo Emilio Packer, enquanto participava da sexta edição do Fórum Discuta Lean, realizado nos dias 19 e 20 de agosto.  

Diferente dos outros anos em que o público e palestrantes se reuniam presencialmente em Brusque (SC) para troca de conhecimentos, a edição de 2020 inovou no formato e foi realizada 100% online, por conta da pandemia.

Centenas de participantes de todo o país acompanharam a programação, que contou com 17 palestras. Durante a abertura, o professor e um dos organizadores do evento, Joziel J. Corrêa, deu as boas-vindas aos inscritos e comentou sobre o cenário da economia e o futuro do Lean. “Nosso propósito é compartilhar conhecimento e estar sempre com vocês”, frisou.

O organizador e professor Daniel Lorenzon dos Santos também recepcionou a todos e falou sobre a dinâmica do evento, que possibilitou a interação dos participantes por meio de chat. O fórum também contou com mediadores, que selecionaram perguntas do público para os palestrantes.

“No formato online tentamos simular o evento presencial. De forma virtual estamos presentes, podendo contribuir e ajudar um ao outro”, ressaltou Lorenzon, lembrando que o conteúdo apresentado poderá ser consultado a qualquer tempo.  

Conteúdo e contatos

O Fórum Discuta Lean aborda a melhoria contínua organizacional, como base para o avanço de empresas e organizações brasileiras, sempre com um amplo leque de temas para o debate.

Nesta edição não foi diferente. Segundo Packer, que participou de cinco das seis edições, o evento contribui muito para o desenvolvimento das empresas como um todo. Algumas em nível avançado e outras iniciando do zero. Outra característica marcante do fórum é a possibilidade de conhecer cases e fazer contatos. 

“O formato deste ano ficou muito bacana e continuou possibilitando a troca de experiências. Tínhamos interesse na palestra do Diogo Panigalli (Uma jornada de transformação Lean) e do Eduardo Dalla Vecchia, que falou sobre o sistema Kyly de produção, pois conseguimos ver as ferramentas bem aplicadas no dia a dia. Também gostamos muito da palestra de abertura. O palestrante já virou contato no Linkedin”, contou Packer, que atua na Metalúrgica Fey de Indaial (SC). 

A palestra que deu início ao evento foi com Gece Wallace S. Renó, que falou sobre o Elkem Business System-EBS e os esforços no controle de processos críticos. Para ele, que tem 25 anos de experiência em Melhoria Contínua, é essencial que as empresas tenham um olhar para o básico.  

“Vejo que as empresas se tornam atraídas pelas transformações digitais e inovação, mas ao mesmo tempo se esquecem do básico - os conceitos dos 6Ms existe desde 1943, na Segunda Guerra. E de fato trazem os fundamentos para um ambiente de segurança, qualidade e produtividade que as empresas esquecem de "cuidar" adequadamente”, ressalta.

De acordo com ele, é necessário um esforço contínuo para melhorar produtos, processos ou serviços, reduzindo o desperdício e aumentando a qualidade. “No passado a Melhoria Contínua ainda era entendida como opção, mas hoje, quem define o mercado e o preço é o cliente. Assim, entendo que hoje este é um fator de competitividade e sobrevivência das empresas”, completa.

Para os organizadores, mesmo com todos os desafios, a sexta edição do Fórum Discuta Lean foi um sucesso. Agora é só esperar por 2021. 

Fonte:

Deixe seu comentário