Portal da Cidade Brusque

MERCADO

Fabricantes de toalhas criam marca coletiva de olho no mercado nacional

Para empresários a meta é que a cidade passe a ser conhecida com o Vale das Toalhas, em referência à qualidade e representatividade no mercado Brasil afora

Publicado em 12/05/2021 às 23:58

(Foto: Ana Massambani/Portal da Cidade Brusque)

Brusque, que já é conhecida no estado como o Berço da Fiação Catarinense, deverá, em breve, conquistar um novo título, agora a nível nacional, sob o nome de Vale das Toalhas. É para este reconhecimento que o Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTex) da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) vem trabalhando.

A NFTex acaba de lançar oficialmente a marca coletiva Vale das Toalhas, com participação de 12 das 20 empresas que compõem o núcleo. O principal objetivo é unir as forças das empresas de pequeno porte, maioria do setor na cidade, para ter tamanho o suficiente para encarar as grandes empresas de nível nacional. Com isso, a ideia é conquistar maior mercado e reconhecimento.

A marca será apresentada ao público em uma transmissão ao vivo nesta sexta-feira (14), às 17h, no Facebook do Portal da Cidade Brusque, Facebook da ACIBr e canal do Youtube da Inspire Filmes.

Gigante que ganhará mais força
Para se ter uma ideia da força deste setor em Brusque, estima-se que 42% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade é de origem têxtil. Em Guabiruba, o setor corresponde a 62% do PIB, e em Botuverá 60%.

Só as empresas participantes do núcleo fabricam 20 toneladas de toalhas por mês, dentre toalhas de banho, rosto, chão e pano para cozinha, segundo o coordenador da NFTex, Taciano Petermann.

O projeto para a criação da marca Vale das Toalhas iniciou há cerca de três anos, quando o NFTex foi contemplado com um apoio financeiro da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Um dos motivos que impulsionou o projeto foi criar uma marca grande que identificasse as dezenas de empresas de pequeno porte, e suas dezenas de pequenas marcas. Os empresários levaram ao pé da letra a máxima: a união faz a força.

Para conquistarem o título de marca coletiva, a Vale das Toalhas teve de seguir à risca uma lista de imposições, como ter diversos certificados ambientais e adequações às leis trabalhistas, tanto as empresas, quanto os fornecedores.

“Nossas fábricas são muito bem aparelhadas, crescemos muito nos últimos anos. Nossa capacidade é muito grande. A única coisa que faltava era uma marca que nos representasse. Plantamos agora uma semente, diz o presidente da comissão de criação da marca Vale das Toalhas, e integrante da NFTex, Arthur Eduardo Marchi.

A meta agora é que a marca Vale das Toalhas tenha força para concorrer com as grandes marcas de nível nacional. “Vai nos colocar no mercado nacional garantindo produção de toalhas de qualidade com respeito ao meio ambiente e respeito às leis trabalhistas. Nosso foco será a produção bem organizada e sustentável, levando a nível de Brasil a alta qualidade da produção de toalhas que já tem na nossa região”, reforça Marchi.

Concorrentes que uniram forças pra crescer
Os integrantes do NFTex comemoram o grande passo com a criação da marca Vale das Toalhas e dos resultados que esse projeto deverá gerar às empresas participantes, além de contribuir com a economia local.

Vale ressaltar que todas as empresas participantes são do mesmo setor, vendem o mesmo produto, têm os mesmos clientes, ou seja, disputam o mesmo mercado. Mas além de criarem um ambiente hostil, os fabricantes de toalhas de Brusque e região decidiram se unir para ganhar força. E deu certo.

O NFTex existe há 11 anos, com 20 empresas participantes. Para o coordenador do núcleo, essas empresas têm a responsabilidade de dar continuidade e aumentar o reconhecimento que o setor tem.

“Com o núcleo, quebramos o isolamento do empresário e criamos soluções pra todos. E nesse contexto fazemos com que cada empresa busque maior longevidade. Nosso concorrente também nos faz ser melhor. Se ele cresce, investe e evolui, nos movimenta a fazer o mesmo. Isso nos deixa mais competitivos pra enfrentar grandes empresas. Agora, com a Vale das Toalhas, estamos no mesmo nível dessas grandes empresas nacionais.

Marca já desperta interesses
Mesmo que ainda não tenha sido apresentada oficialmente, a marca Vale das Toalhas já chegou aos ouvidos dos principais interessados no assunto: fabricantes de toalhas da região. De acordo com a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, empresas de Blumenau já sinalizaram interesse em fazer parte da marca coletiva.

A possibilidade de acolher outras empresas não está descartada. No entanto, Rita Conti deixa claro que há todo um processo para que isso possa acontecer.

“Há premissas que devem ser seguidas, como participar do núcleo e das reuniões durante um período necessário para que essas empresas conheçam e entendam os objetivos do núcleo e da marca. Até porque queremos manter essa unidade, manter a seriedade da Vale das Toalhas”, afirma.


Fonte:

Deixe seu comentário