Portal da Cidade Brusque

Casa cheia

Lançamento da Sala do Empreendedor lota Câmara de Vereadores

Empreendedores já podem usufruir do novo espaço localizado no piso térreo da Prefeitura

Publicado em 10/07/2019 às 22:58

(Foto: Divulgação )

Empresários e representantes de entidades da região lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Brusque, na noite de quarta-feira (11) durante o lançamento da Sala do Empreendedor, realizado pela Prefeitura de Brusque em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. 

O lançamento oficial foi mais um importante passo do governo municipal dentro do Programa Cidade Empreendedora, que conta com 35 soluções que serão implementadas em diversas áreas. O prazo de implantação é dois anos.

De acordo com o diretor regional do Sebrae, Alcides Sgrott, a Sala do Empreendedor facilitará as aberturas de empresas, mas também contribuirá com a formação dos empreendedores por meio da oferta de treinamentos sobre temas de interesse desse público. “Fechamos parceria com instituições bancárias, de ensino e empresas de consultoria. Trabalharemos uma agenda mensal”, detalhou. 

O vice-prefeito, Ari Vequi, ressaltou o aumento da geração de empregos no município, no primeiro semestre de 2019. “Vocês que andam pela cidade conseguem perceber que Brusque vive um novo momento econômico. A Sala do Empreendedor vai auxiliar muito nesse sentido, principalmente aqueles que estão começando”, enfatizou. 

Para o prefeito Jonas Paegle foi uma alegria lançar a Sala do Empreendedor. “Como Poder Público, nosso objetivo é caminhar com as novas gerações. Facilitar e desburocratizar. Vejo que a Sala do Empreendedor cumpre esse papel. Trata-se de uma união de forças entre a Administração Municipal, por meio de suas secretarias e autarquias, junto a entidades como Jucesc, Corpo de Bombeiros e Sebrae”, declarou. 

Também participaram da cerimônia o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Fernandes Molina e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, João Beuting. 

A Sala 

A Sala do Empreendedor conta inicialmente com uma equipe formada por nove profissionais, sendo três servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, que farzem o atendimento inicial aos empreendedores, um representante do Corpo de Bombeiros, um da Fundação Municipal do Meio Ambiente - Fundema, um da Vigilância Sanitária, um da Secretaria da Fazenda, um do Instituto Brusquense de Planejamento - IBPLAM e outro da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina - Jucesc. 

“O intuito da Sala é colocar todos esses órgãos de fiscalização em um único lugar. Ou seja, o empresário não vai mais precisar rodar o município para conseguir um alvará ou uma licença específica, porque estará tudo centralizado”, explica o auditor fiscal e agente de desenvolvimento da Prefeitura de Brusque, Cristiano Spanhol Baumgartner. 

Para o diretor geral da Secretaria da Fazenda, Guilherme Ouriques, a Sala do Empreendedor se resume em dois propósitos: a centralização dos serviços e informações para abertura das empresas e a desburocratização dos processos. “A primeira etapa já está concluída. Agora vamos aguardar a aprovação do Projeto de Lei, que segue os princípios da Medida Provisória da Liberdade Econômica”, ressalta.

Ele também convidou os presentes e toda a comunidade para conhecerem o novo espaço, no piso térreo da Prefeitura.

Fonte:

Deixe seu comentário