Portal da Cidade Brusque

Economia

Núcleo de Fabricantes de Toalhas da ACIBr firma convênio com Sebrae

Parceria foi formalizada na manhã de sexta-feira (16) e prevê criação de uma Central de Negócios entre empresas nucleadas

Publicado em 20/02/2018 às 06:04

(Foto: divulgação)

Representantes de empresas que integram o Núcleo de Fabricantes de Toalhas da ACIBr – Associação Empresarial de Brusque, e uma equipe do Sebrae, participaram de um encontro na manhã de sexta-feira, 16 de fevereiro, para formalização de um convênio que prevê a criação de uma Central de Negócios.

O projeto prevê um ano de capacitação por meio de encontros semanais ou quinzenais, entre empresários e consultores do Sebrae. “Inicialmente vamos realizar uma pesquisa para fazer um diagnóstico de como está o setor e a atuação das empresas participantes. A partir daí vamos montar comissões para iniciar a estruturação da Central, e seguir trabalhando temas como Liderança Situacional, Diretrizes Administrativas, Relacionamento com fornecedores, Compras conjuntas, Planejamento de marketing e Vendas conjuntas. Também teremos uma Missão Técnica Orientada e uma Turnê de Mercado Têxtil. Além da criação da Central de Negócios, que tem tudo para se tornar um ‘case’ de sucesso, temos o objetivo de melhorar os processos gerenciais das empresas e fazer com que todos percebam que a união das empresas possibilita alcançar melhores resultados. Ao invés de olhar o outro como concorrente, temos que compartilhar experiências e atuar de forma cooperativa”, salientou a consultora Bárbara Samanta de Oliveira.

O coordenador regional do Sebrae, Alcides Sgrott, avalia a parceria como positiva. “O Sebrae vem estruturando esse tipo de Central de Negócios em todo o Estado e agora chegou a vez das empresas fabricantes de toalhas de Brusque, colocarem esse modelo em prática. Os nucleados que aderiram ao convênio, certamente serão beneficiados, por meio da compra coletiva de matéria-prima, assim como podem também vir a realizar a venda coletiva de produtos. Além desses objetivos finais, o Sebrae atua na articulação com os empresários, buscando promover atividades também dentro das empresas, a fim de melhorar os processos gerenciais”, ressaltou Alcides.

A partir da assinatura do convênio, por parte de quatorze empresas nucleadas que aderiram ao projeto, a expectativa do Núcleo de Fabricantes de Toalhas é fomentar o setor. “Em quase oito anos de atuação, o Núcleo está sempre buscando promover palestras, viagens e cursos que possam agregar conhecimento e experiência aos nossos nucleados. E para esse ano de 2018, resolvemos dar um passo a mais, que é a criação de uma Central de Negócios. Procuramos o Sebrae para nos auxiliar e pretendemos a partir desse trabalho, criar mecanismos que gerem economia para nossas empresas e possibilitem o fortalecimento dos fabricantes de toalhas. O foco principal é conseguir fazer a compra da matéria-prima de forma coletiva para conseguir melhores preços”, descreve o coordenador do Núcleo, Jonas Groh.

Fonte:

Deixe seu comentário