Portal da Cidade Brusque

ECONOMIA

Programa Crescendo e Aprendendo capacita nova turma de profissionais

Ação é desenvolvida entre o Sebrae SC e a prefeitura de Guabiruba.

Publicado em 29/08/2018 às 01:40

O programa Cidade Empreendedora, resultado da parceria entre Prefeitura de Guabiruba e Sebrae/SC, cumpriu nova etapa com a capacitação de profissionais da assistência social de Guabiruba e Botuverá. Eles agora estão aptos a aplicarem o “Crescendo e Empreendendo”, solução cujo objetivo é provocar uma discussão com jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. O curso foi ministrado pela consultora Iara Regina Calil no salão nobre da Prefeitura de Guabiruba na semana passada.

A consultora destacou que empreender é uma condição de vida, um estado de ser e depende do aprender. “Você não é um empreendedor orientado para um resultado de sucesso se não tiver as condições e requisitos para ele. Não se nasce necessariamente empreendedor. Se aprende a ser. Então, empreendedorismo é também um saber e precisa do amparo teórico”, explicou. Segundo Iara, o processo de aprendizagem pressupõe o alcance dos quatro pilares apresentados pela Unesco: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver.

A secretária de Assistência Social Habitação e Emprego de Guabiruba, Neide Luzeti Hort, avaliou positivamente a capacitação. Para ela, os profissionais puderam verificar a importância do tema na transformação da realidade. “Foi possível entender o empreendedorismo como uma competência humana, que depende de uma formação, preparo, conhecimentos, que devem ser trabalhados com o público que atendemos na secretaria”.


Benefícios do Programa para os jovens

•Compreender as diferentes formas de atuação frente à vida e ao mercado de trabalho (dependência, colaboração e/ou autonomia).

•Conhecer as mudanças no mundo do trabalho atual, bem como no mundo dos negócios.

• Compreender o trabalho como elemento fundamental da vida humana.

• Predispor-se a conhecer o mundo do trabalho e dos negócios.  

• Identificar as diferentes oportunidades de inserção no mundo dos negócios.

• Adotar atitudes empreendedoras na condução da própria vida.

• Buscar soluções empreendedoras para agir com autonomia e colaboração.

• Avaliar a sua atual condição e, a partir disso, tomar decisões quanto a possíveis mudanças.

Fonte:

Deixe seu comentário