Portal da Cidade Brusque

previdência

Proposta de reforma da previdência do servidor deve ser votada hoje em SC

O projeto é de origem do governo estadual e foi enviado à Alesc em junho. Os deputados, desde então, propuseram 73 emendas. Do total, 30 foram absorvidas.

Publicado em 03/08/2021 às 22:43
Atualizado em

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) deve votar hoje (4) a proposta de reforma da previdência dos servidores do estado.  A sessão começa às 14h.

O projeto é de origem do governo estadual e foi enviado à Alesc em junho. Os deputados, desde então, propuseram 73 emendas.  Do total, 30 foram absorvidas.

Segundo o governo estadual, a reforma é necessária para que o Estado possa continuar pagando aposentadorias atuais e futuras.

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Estadual de Santa Catarina (Sintespe), no entanto, diz que a reforma é "vergonhosa" e que "vai inviabilizar a aposentadoria dos que já estão numa situação bastante complicada", como disse o secretário-adjunto de Comunicação do Sintespe, Rodrigo Souza.

Confira abaixo as principais mudanças do projeto da reforma da previdência:

Contribuição de 14%: hoje é cobrada de todos os que estão na ativa e também dos aposentados e pensionistas que ganham acima de R$ 6.433,00. Pela proposta, passará a ser cobrada dos inativos e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo

Pensão por morte de servidor: pelas regras atuais, o beneficiário recebe o salário integral que o servidor recebia. Se for acima do teto, tem o acréscimo de 70% sobre o valor excedente. A proposta altera para 60% do salário do servidor, mais 10% por dependente

Idade mínima de aposentadoria: para homens sobe de 60 para 65 anos. Para mulheres, de 55 para 62. No caso da segurança pública, que pelas regras atuais não tem idade mínima, passaria a ser de 55 anos

Os militares ficam de fora da reforma por terem um regime próprio

Fonte:

Deixe seu comentário