Portal da Cidade Brusque

Economia

Sebrae promove 10ª edição Semana do Microempreendedor Individual

Este ano, a Semana do MEI ocorre entre 14 e 19 de maio e contempla uma série de cursos gratuitos e consultorias personalizadas em todo o Estado

Publicado em 11/05/2018 às 07:34
Atualizado em

(Foto: ilustração)

Entre os dias 14 e 19 de maio, o Sebrae/SC realiza em diversas cidades de Santa Catarina a 10ª edição da Semana do Microempreendedor Individual. A programação da Semana do MEI é voltada aos microempreendedores individuais formalizados e aos trabalhadores que pretendem formalizar os seus negócios. A programação, em várias cidades do Estado, contempla uma série de cursos gratuitos e consultorias personalizadas com foco na orientação do MEI para estimular vendas, já que a última pesquisa do perfil do MEI apontou que 31% dos empreendedores apontam a dificuldade de conquistar clientes como principal problema enfrentado e 25% dos que fecharam o negócio relataram que não tinham lucro. As orientações e os cursos serão feitos nos pontos de atendimento do Sebrae/SC em todo Estado (agências e tenda de rua), das 8h às 18h, de segunda a sexta. A programação completa pode ser acessada pelo site www.sebrae.com.br/semanadomei e mais informações pelo 0800 570 0800. 

Santa Catarina possui atualmente mais de 270 mil microempreendedores individuais formalizados. O número é bastante significativo para a economia do Estado, já que representa cerca de 50% do total das empresas de Santa Catarina. Um estudo do Sebrae mostrou que o Estado foi o que mais registrou aumento no número de microempreendedores individuais entre os anos de 2013 e 2016, chegando a 94,8% no acumulado dos anos. “Esse número se deve muito ao espírito empreendedor do catarinense e também ao período de crise que o país enfrentou nos últimos anos. Muita gente viu no empreendedorismo a saída para enfrentar o desemprego e garantir renda. Por isso é tão importante iniciativas como essa, que atendem esse público e oferecem palestras e oficinas de capacitação”, comenta o Coordenador Estadual de Políticas Públicas do Sebrae/SC, Diego Wander Demétrio.  

A pesquisa do perfil do MEI mostra ainda que 75,21% dos MEIs formalizados em Santa Catarina não possuem outra fonte de renda e 26,38% deles optou por formalizar a empresa para ter acesso aos benefícios do INSS. Dessa forma, além da programação de palestras e oficinas, durante a Semana, o microempreendedor individual terá a oportunidade de fazer a declaração anual do MEI com todo o apoio da equipe do Sebrae/SC. “Todos os anos, além da declaração de rendimentos de pessoa física, que deverá ser entregue caso a renda alcance os valores determinados, os Microempreendedores Individuais têm uma obrigação extra que é fazer a declaração anual simplificada - DASN-SIMEI. Essa declaração deve ser enviada até o dia 31 de maio e a equipe do Sebrae/SC estará à disposição para dar todo o apoio aos empresários no envio desse documento”, explica Diego.

Ainda durante a semana, uma equipe do Sebrae/SC irá auxiliar na formalização de novos microempreendedores individuais e apoiar aqueles que são MEIs a verificar suas pendências e regularizar sua situação fiscal, já que a inadimplência ou falta de entrega de declaração poderá resultar no cancelamento do MEI.  

Webinar 

Uma das atrações da Semana do MEI é a realização do webinar, seminário online gratuito, com o tema é “Como impulsionar o crescimento da sua empresa”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://promo.sebrae-sc.com.br/webinar-impulsionar-crescimento-empresa . Realizada a inscrição, o participante receberá um e-mail com o link para assistir ao seminário, que inicia às 19h e tem 1 hora de duração.

De acordo com Diego, toda empresa deseja crescer, mas nem toda empresa sabe como tornar isso uma realidade. “Nem sempre o desafio é falta de recursos, limitação de investimentos ou mercado desfavorável. O que vamos abordar é que muitas empresas querem crescer, mas não possuem uma estratégia para isso, não planejaram o seu crescimento. Por isso, o objetivo deste webinar é ajudar o empresário a sair da estagnação e acelerar o crescimento da sua empresa, de forma prática e eficaz”, explica Diego. 


Fonte:

Deixe seu comentário