Portal da Cidade Brusque

Sindicatal

Trabalhadores vestuaristas aprovam rol de reivindicações da Campanha Salarial

Aprovação foi durante Assembleia Geral Extraordinária do Sintrivest

Publicado em 07/07/2019 às 06:55
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Na tarde de sábado, 6 de julho, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba, (Sintrivest) realizou a Assembleia Geral Extraordinária, referente a Campanha Salarial 2019/2020.

Na oportunidade trabalhadores da categoria discutiram e aprovaram alguns assuntos a respeito da campanha, entre eles o rol de reivindicações; o desconto da Contribuição Confederativa e/ou Taxa Negocial; a abertura do prazo para oposição ao desconto da Contribuição Confederativa e/ou Taxa Negocial para não associados; e demais assuntos gerais.

Além dos trabalhadores participaram da assembleia a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, o tesoureiro geral, José Gilson Cardoso e a assessora jurídica da entidade, Marili Imhof.

Aprovação

Assim como nos demais anos, o Sindicato apresentou uma pré-proposta de cláusulas e reivindicações aos trabalhadores presentes, que foram apreciadas e avaliadas pelos mesmos, que deram algumas sugestões de alterações e modificações, o que foi acatado e aprovado por unanimidade.

O rol apresentado inclui cláusulas tanto ligadas a questão salarial, como também de ambiente de trabalho; prevenção contra doenças ocupacionais; cláusulas sociais, como auxilio creche, auxilio medicamento, cesta-básica; entre outras, que englobam desde questões de ambiente do trabalho até de relacionamento interpessoal.

Após a assembleia e com a aprovação, o Sintrivest fará o encaminhamento das propostas ao Sindicato Patronal. As expectativas são de que as negociações entre os sindicatos iniciem no mês de agosto, para que a Convenção Coletiva possa ser fechada ainda no mês de setembro. “Esperamos fazer uma boa negociação coletiva. Sabemos que o setor continua com algumas dificuldades, mas nada alarmante, que preocupe. Temos a certeza que vamos conseguir corrigir o que temos de perda da categoria”, completa Marli.

O Sintrivest esclarece que ainda é necessário aguardar o fechamento do INPC do mês de julho e agosto, que é divulgado no início do mês de setembro. “A proposta é que possamos ter a recuperação de todas as perdas, reajustadas no salário e mais aumento real, de 5%, além das outras cláusulas presentes no rol de negociações”, acrescenta.

Contribuição

Ao final da assembleia foi acordado que após o fechamento da Convenção Coletiva será feito um comunicado para as empresas a respeito, divulgando o prazo de 15 dias para a oposição do desconto da Contribuição Confederativa.

“Em todos os anos, desde a existência do Sintrivest, sempre aprovamos nesta assembleia o desconto da Contribuição Confederativa. Assim como nos anos anteriores, existe o prazo de oposição, aos não associados, que será no mês subsequente do fechamento da Convenção Coletiva. Por exemplo, se tudo der certo e fecharmos a Convenção no mês de setembro, então o desconto será para o mês de outubro”, esclarece Marli.

A presidente do Sintrivest também ressalta a importância da contribuição dos trabalhadores, independentemente de serem associados ou não à entidade. “O trabalhador não associado também tem acesso e direito de usufruir tudo o que o sindicato negocia dentro de uma Convenção Coletiva, que tem força de lei e vale para toda a categoria. É uma contribuição voltada para a categoria e esperamos que os trabalhadores tenham essa concepção, de que há uma negociação para ele, com todos os benefícios que ele tem direito, e da importância dessa contribuição uma vez por ano. Este ano não tivemos mais a Contribuição Sindical, do mês de março, e estamos só com a Confederativa agora para a categoria. E assim como nos anos anteriores vamos manter o prazo de oposição para os não associados”, completa Marli. 

Fonte:

Deixe seu comentário