Portal da Cidade Brusque

Comércio

Vendas de Dia dos Namorados superam expectativas, aponta pesquisa da CDL Brusque

Levantamento também avaliou abertura no feriado de 11 de junho

Publicado em 17/06/2020 às 22:28

(Foto: CDL Brusque)

Dados enviados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) apontam um aumento de 13% nas consultas de intenção de compra, comparado ao mesmo período em 2019.

O ticket médio de compra também superou as expectativas e ficou na faixa de R$ 101 a R$ 200, o dobro do que era esperado. É o que sugere um levantamento feito pela CDL Brusque com empresários do comércio e serviços nos dias 15 e 16 de junho e consulta de dados estatísticos da entidade. 

Para 40% dos entrevistados, o faturamento nesta data foi superior a 2019, sendo que 25,7% consideram um aumento de até 10% nas vendas e 14,3% estimam aumento em mais de 20%. Para 25,7%, o faturamento ficou na mesma faixa de 2019 e outros 34,3% registraram queda nas vendas.

Abertura no feriado

Outra novidade neste ano foi o incentivo da CDL Brusque e do Sindicato do Comércio Varejista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) para abertura do comércio na quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi.

Dos entrevistados, 85,7% aderiram à sugestão e abriram suas portas. O segmento com maior adesão foi o de calçados, vestuário e acessórios (40%), seguido por joalheria e ótica (14,3%). Dos que não aderiram à sugestão, a maioria atribuiu a não abertura ao feriado religioso.

Dos que abriram, 90% considerou a experiência positiva avaliando a abertura como: 30 % muito positiva - nota 10, 46,7% superou as expectativas – nota 9 e 13,3% regular – nota 8. No mesmo quesito, 6,7% avaliou a experiência como abaixo das expectativas – nota 6, e 3,3% como negativa – nota 5 ou abaixo.

Segundo o presidente da CDL Brusque, Fabricio Zen, os dados de aprovação reforçam o trabalho das entidades nesta campanha pela abertura do comércio.

“O resultado mostra que acertamos ao fazer esse convite. Tivemos boas falas dos nossos associados, e percebemos um bom movimento no feriado. Claro que vimos algumas lojas que não aderiram à campanha, mas entendemos que não são lojas de Brusque, são redes de fora. De modo geral, nosso associado atendeu a esse chamado que sugeria a abertura no feriado e garantiu boas vendas”, ressalta.

De modo geral, 74,3% dos entrevistados acredita que as entidades devem continuar incentivando a abertura do comércio em feriados que caiam no meio da semana.

Para o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, a abertura no feriado foi assertiva para diluir o movimento nas lojas. “Se tivesse sido só na sexta-feira, com pandemia, poderia ter sido prejudicial à saúde de todos. Pela pesquisa, para a grande maioria a abertura neste feriado superou e muito as expectativas. As vendas podem não ser aquilo que a gente queria, mas é muito mais do que imaginávamos. Parabéns a todos aqueles que acreditaram”, afirma.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 16 de junho, com associados da CDL Brusque e Sindilojas. Trinta e cinco empresários participaram respondendo sobre a abertura do feriado e avaliação de vendas do dia dos namorados.

 

Fonte:

Deixe seu comentário