Portal da Cidade Brusque

Aluna brusquense é uma das vencedoras da etapa estadual do Recicla CDL na Escola

Premiação aconteceu na tarde de terça-feira e reconheceu também todo empenho da professora na participação da escola no concurso

Publicado em 29/11/2017 às 06:36

Foto: divulgação

Uma heroína que protege o planeta com seus poderes de dar a destinação correta ao lixo produzido, essa foi a inspiração de Camilly Vitória Melzi, estudante do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Prof. José Vieira Côrte, para o desenho vencedor da categoria municipal e estadual do Concurso Recicla CDL na Escola.

O desafio foi proposto em sala de aula pela professora Adriana Beatriz Pacher Raach, que trabalhou o tema com os estudantes do 5º ano, a fim de inscrever a escola na etapa municipal do concurso, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Brusque. O desenho de Camilly surpreendeu a comissão de jurados no mês de outubro e no dia 1º de novembro, a estudante foi premiada com uma mochila e um kit escolar da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), além de um tablet entregue pela CDL Brusque.  

A partir daí, o trabalho da estudante seguiu para etapa estadual, junto à FCDL, e lá também arrancou elogios dos avaliadores. Tanto que foi um dos vencedores do concurso, e será estampado no calendário da Federação, em 2018.

Na tarde de terça-feira (28), o presidente da CDL Brusque, Michel Gartner Belli, fez a entrega dos prêmios da etapa estadual à Camilly Vitória e à professora Adriana. Segundo Belli, é motivo de orgulho para a entidade ter uma estudante do município entre as vencedoras. “Vemos que o concurso é um incentivo não só à criança, como aos professores da rede municipal de ensino, pois eles veem o resultado acontecendo nos alunos. A sementinha que plantamos no ano passado, com a primeira edição do concurso, já deu resultados agora em 2017, tivemos êxito na etapa estadual e todos comemoramos dentro da CDL por essa conquista. Realmente o desenho da Camilly foi magnífico, tanto a técnica de pintura como a ideia do desenho, a mensagem que ela quer passar. Vimos que o ensino que o professor passa, está sendo bem aplicado e isso é muito bom, porque as crianças estão vindo com uma concepção de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Parabenizo a escola, a professora e a Camilly por essa vitória! A CDL Brusque continuará promovendo esse concurso, pois vimos que dá um resultado positivo e é a educação que vai fazer nosso país e o mundo afora, ser um lugar melhor para convivermos. Então temos que apostar nisso”, ressaltou.

Para a professora Adriana, o concurso foi uma oportunidade de trabalhar um tema tão importante com os alunos, e promover com eles uma reflexão sobre o planeta. A proposta foi tão interessante, que a professora resolveu estender o tema aos estudantes das demais turmas em que atua. “O concurso foi de grande valia, estou muito feliz com o resultado e percebo o quanto ele motivou os alunos. Quando eu falei para o grande grupo que a Camilly foi selecionada e venceu as duas etapas, municipal e estadual, isso motivou os demais. Além disso, a própria questão que o concurso promove, de reflexão perante as mudanças na sociedade, isso é muito importante. Estou muito feliz e o objetivo agora é sempre participar dos concursos, pois é um orgulho fazer algo que eles também curtem”, comentou.

Camilly Vitória era só alegria com o resultado do concurso. “Desde quando a professora falou em criar um herói, eu já imaginei ele protegendo o lixo, porque o que mais tem no mundo é lixo que está poluindo. Daí me veio a ideia do herói proteger o mundo todo, não só uma rua ou uma cidade. Pensei no escudo do Capitão América e criei uma heroína protetora do planeta. Estou muito feliz que esse desenho tenha sido escolhido”, complementou.

O Concurso

O Concurso Recicla CDL na Escola foi promovido pelo segundo ano pela CDL Brusque. Através da pergunta ‘Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global’, os alunos tiveram que desenvolver redações e desenhos que foram selecionados por uma banca avaliadora.

O concurso é promovido desde 2011 pela FCDL/SC e o objetivo é levar a estudantes da rede escolar pública municipal de Santa Catarina a missão de pensar sobre a sustentabilidade e sobre como a ação humana pode contribuir com a preservação ambiental.

Fonte:

Deixe seu comentário