Portal da Cidade Brusque

Tecnologia

Alunos da rede municipal serão inseridos à robótica educacional

Formação continuada vai ofertar inúmeras oportunidades para os professores

Publicado em 18/07/2019 às 05:54

(Foto: Divulgação )

Nesta quinta (18) e sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação (SEME) realiza a formação continuada para os servidores da pasta. Ao todo, serão ofertadas 161 oficinas contando com a participação de 1600 profissionais da rede municipal de ensino. A ação ocorre na Uniasselvi Assevim, nos períodos matutino e vespertino.

Diferencial

Entre as oficinas oferecidas está a de robótica educacional, que vai capacitar os profissionais para atuarem em sala de aula, proporcionando o conhecimento para os alunos. O instrutor de programação da SEME Brusque, Rubens Zimmermann, falou da importância da educação incluir a programação na sala de aula. 

"Com certeza , hoje vemos que já estamos inseridos, as crianças que nascem na geração de hoje, já estão na geração digital. Ela eventualmente é usuária, mas o que queremos passar com isso, é que ela seja produtora dessa programação, que ela saiba a lógica que envolve programação, algoritmo, o dia a dia de uma programação", disse.

Já o coordenador do Centro Municipal de Inclusão Digital - CMID, João Luiz de Lima Moreira, destacou a importância da rede pública ofertar a robótica para os alunos. "A robótica na atual circunstância é algo real na vida das nossas crianças. Mas as crianças de colégios privados é que possuem essa maior disponibilidade de estar manuseando isso. Nós, através da Secretaria de Educação do município, conseguimos trazer isso para o público. Então, por isso fizemos a maquete na linguagem de programação de robótica, nós planejamos uma praça com a via pública, com prédios, e até heliponto", explicou.

Gestão do conhecimento

Para a escolha das oficinas e dos oficineiros da capacitação da rede municipal de educação deste ano, foi aberto edital para os profissionais da rede de ensino, possibilitando que o conhecimento e capacitação dos profissionais que integram a rede possam repassar o conhecimento, valorizando o material humano e intelectual que Brusque possui.

Fonte:

Deixe seu comentário