Portal da Cidade Brusque

Educação

Alunos do SESI EJA de Brusque participam de palestra sobre trânsito

Iniciativa faz parte do Projeto Operação Alunos Conscientes, desenvolvido por professores do EJA

Publicado em 16/04/2018 às 21:22

(Foto: Wilson Schmidt Junior)

(Foto: Wilson Schmidt Junior)

(Foto: Wilson Schmidt Junior)

Durante a noite desta segunda-feira, 16 de abril, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante do Serviço Social da Indústria (SESI), em Brusque, tiveram uma programação diferente da habitual.

Ao invés de ensinamentos repassados denOlátro de sala, os estudantes participaram de uma palestra, no auditório da Unidade Brusque do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), sobre segurança pública, com o primeiro sargento PM Denilson Custódio dos Santos.

Lotado no 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), o profissional repassou conhecimentos importantes sobre drogas, índices de criminalidade na região, projetos desenvolvidos pela PM em Brusque, dentre outros.

O principal foco, porém, foi o trânsito, cujas estatísticas acabam assustando cada vez mais tanto os motoristas mais novatos, quanto os mais experientes. Acidentes, embriaguez ao volante, atos de irresponsabilidade e cuidados na hora de dirigir foram alguns dos principais tópicos abordados pelo militar.

A iniciativa faz parte do Projeto Operação Alunos Conscientes, desenvolvido pelo EJA Profissionalizante do SESI Brusque, através dos professores Kátia e Pedro Gastaldi. Além de conscientizar os estudantes sobre os importantes temas que permeiam a segurança atualmente, o objetivo é trabalhar os conhecimentos desta palestra de maneira interdisciplinar nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática.

“Realmente temos essa preocupação, principalmente pelo trânsito, visto o número de acidente com jovens, nesta mesma faixa etária. Esse projeto tomou uma grande proporção. Ao final de sua programação, vamos entregar folhetos para a população, conscientizando os motoristas, nossos alunos, que também são motoristas, e suas famílias”, ressalta Angela Suavi, supervisora de educação do SESI Brusque.

A educadora pontua, ainda, sobre as intenções acadêmicas do Operação Alunos Conscientes. “Trabalhamos vários conteúdos, vários contextos. Temos professores de duas áreas envolvidas. Em Língua Portuguesa, trabalhou-se toda a parte de confecção do folheto. Já na Matemática, a questão dos índices e estatísticas”.

Para Cleiton Tomaz, 34 anos, um dos alunos do EJA Profissionalizante, a palestra proferida pelo sargento Denilson foi marcada por dinamismo e esclarecimentos. Segundo o estudante, ficou bastante clara as principais causas de acidentes de trânsito. “São várias infrações que acontecem, que acabam causando várias mortes no trânsito. Acho que deveria existir mais este trabalho nas escolas. Embora todos saibamos o que acontece no trânsito, as vezes não sabemos a proporção disso tudo em números”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário