Portal da Cidade Brusque

Alunos do SESI/EJA lançam livro Matemática é Vida

Desde o início, a intenção foi envolver o aluno com a matemática, demonstrando que os números fazem parte diariamente de suas vidas

Publicado em 14/11/2017 às 05:03

Foto: divulgação

Aos 52 anos de idade, Elisete Maçaneiro da Silva aguardava ansiosa o lançamento do livro Matemática é Vida, que aconteceu na última sexta-feira (10), e do qual ela era uma das autoras. “Minha família está muito orgulhosa, pois eu parei de estudar aos 14 anos para poder trabalhar e só voltei agora, com o incentivo dos meus filhos. Agora quero muito mais”, contou a doméstica, segurando nas mãos a sua obra.

Assim como Elisete, o  Alexandre, a Brenda, o Marcos, a Neli, e todos os outros 21 alunos da 8ª fase do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI de Brusque são responsáveis pela pesquisa e elaboração do livro, que é uma releitura de Poemas e Problemas, da escritora Renata Bueno.

Segundo o professor Pedro André Gastaldi, que coordenou todo o projeto, desde o início a intenção foi envolver o aluno com a matemática, demonstrando que os números fazem parte diariamente de suas vidas.

“Durante a elaboração do livro, eles trabalharam muito os conceitos matemáticos, através da quantidade de páginas, área, volume, valor do livro, tempo de entrega, horas e o essencial, os poemas matemáticos envolvendo as operações básicas”, explicou o professor.  Ainda conforme o docente, a informática também foi muito utilizada, como no manuseio de aplicativos para elaboração dos avatares de cada um, que tem no livroa, além de toda a diagramação e elaboração dos poemas. "Assim, podemos dizer que fizemos um trabalho multidisciplinar”.

Para a coordenadora de educação do SESI, Sandra Freitas, este é mais um trabalho inovador desenvolvido pela unidade. “Temos trabalhado muito com nossos amigos o criar, para que eles estudem com prazer e participação, contando suas histórias. Daqui sairão os futuros calouros das universidades”, destacou.

Incentivar o professor para que esteja cada vez mais motivado, é um dos objetivos do SESI e da própria FIESC através do movimento Santa Catarina pela Educação. “Iniciativas como esta, de transformar a matemáticas em poemas, incentiva os alunos no aprendizado, de uma forma inovadora, atraente e acima de tudo, estimula a criatividade através de temas do seu dia a dia”, conclui o diretor regional do SESI, Roberto Zen.   

Fonte:

Deixe seu comentário