Portal da Cidade Brusque

Educação

Alunos do SESI/SENAI Brusque conquistam vaga para torneio nacional de robótica

Tema da temporada recebeu o nome em inglês de City Shaper e desafiou os participantes a criarem soluções sustentáveis e inteligentes para a vida na cidade

Publicado em 08/02/2020 às 22:21
Atualizado em

(Foto: Mídia Press Comunicação)

(Foto: Mídia Press Comunicação)

O SESI/SENAI de Brusque fez festa na noite deste sábado (8), para receber a equipe de robótica Tecnorob Evolution, que conquistou uma das seis vagas para a etapa nacional do torneio da First Lego League (FLL).

A equipe recebeu o troféu pela programação do robô, e o bom desempenho durante o torneio regional que começou na sexta (7), em Jaraguá do Sul, garantiu vaga para a disputa nacional que será realizada em São Paulo, de 6 a 8 de março, e reunirá 100 equipes de todo o país. 

O tema da temporada recebeu o nome em inglês de City Shaper e desafiou os participantes a criarem soluções sustentáveis e inteligentes para a vida na cidade. A equipe Tecnorob Evolution, desenvolveu um projeto voltado à inclusão.

O objetivo é instalar em faixas de pedestres com Pontos Auxiliares de Travessia Segura - PATS, que consistem em sensores acionados por deficientes visuais para alertar motoristas e pedestres. A intenção é que os PATS sejam instalados também em ruas de bairros, por onde os deficientes visuais circulam com mais frequência.

”Estamos muito felizes e empolgados, mas agora temos algumas coisas pra fazer nesse mês. No projeto de inovação a gente quer implementar a nossa solução, que é o PATS. No robô tivemos algumas dificuldades e vamos procurar fazer alguns ajustes, além de continuar trabalhando os nossos valores e o nosso trabalho em equipe”, destacou o técnico da equipe, Cláudio Lima Rhenns, que lembrou ainda a evolução dos estudantes, que ingressaram na equipe em julho do ano passado e participaram de apenas duas competições que serviram como preparação para o torneio.

"A gente conseguiu avançar no projeto de inovação e também compartilhar com mais pessoas, o que ajudou bastante no nosso diálogo de apresentação”, lembrou o membro da Tecnorob, Henrique Dorow, que estuda no SESI Escola. “A temporada ensinou a me concentrar mais, criar mais amizades e a me divertir, descontrair”, completou Vinícius Buttchewitz, do 7º ano, também do SESI de Brusque.

A equipe TECNOROB EVOLUTION é formada ainda pelos estudantes Vinicius Bueno Lopes, de 13 anos e Sofia Rainert Mafra, de 14. A supervisão é da professora Rosani Pereira Marcarini.  

A competição

Os estudantes são avaliados em quatro categorias. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Para isso, o robô pode capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição.

Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação.

Outra avaliação importante é o Projeto de Inovação. É quando os estudantes apresentam uma solução inovadora sobre o desafio da temporada. O projeto é apresentado para os outros competidores e o público visitante nos torneios de robótica, e será avaliado pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe, com inclusão, diversão e inovação.

Robótica nas escolas

Inserida nos currículos escolares, a robótica contribui para a formação dos estudantes, que passam a enxergar novas possibilidades de carreiras, como conta o professor Peterson Dirksen, técnico das equipes de robótica da Escola de Educação Básica Professora Anari Margarida Voltolini, de Pouso Redondo. “Temos alunos no ensino médio que participam da robótica e têm outra visão de mercado de trabalho. Um dos alunos não tinha considerado formação em áreas de tecnologia e robótica. Estamos tendo um ganho bem positivo”, avalia. Ele e mais dois colegas são voluntários em atividades no contraturno escolar.

Confira os premiados:

Resultado Geral (Champion’s Award)

1º lugar – Agrorobots, escola SESI SENAI de Concórdia

2º lugar – Os Aliemons, do Centro Educacional Robomind, de Timbó

3º lugar – Carvoeiros Robots, do SESI SENAI de Criciúma

Gracious Profissionalism

2.0 Techmaker, escola SESI SENAI de Blumenau

Trabalho em equipe

XT100Fast Robots, escola SESI SENAI de Jaraguá do Sul

Inspiração

J4R4, alunos da rede municipal de Jaraguá do Sul

Apresentação

Robotic Tropers Alfa, Escola de Educação Básica Professora Anari Margarida Voltolini, de Pouso Redondo

Solução inovadora

Anonymous, Colégio Coração Feliz, de Tubarão

Processo de inovação

Iron Maker, escola SESI SENAI de Joaçaba

Estratégia e Inovação

Little Builders, escola SESI SENAI de Rio do Sul

Programação

Tecnorob Evolution, escola SESI SENAI de Brusque

Design do robô

Woodworkers, escola SESI SENAI de São Bento do Sul

Desafio do robô

Agrorobots, escola SESI SENAI de Concórdia

Finais do desafio do robô

Carvoeiros Robot, do SESI SENAI de Criciúma

Prêmio dos Juízes (melhor técnico)

Patricia Boesing, da equipe Iron Maker, escola SESI SENAI de Joaçaba

Prêmio dos Juízes (contra todas as adversidades)

Robotic Tropers Gama, Escola de Educação Básica Professora Anari Margarida Voltolini, de Pouso Redondo

Guardiões da Robótica, de Atalanta

Prêmio dos Juízes (estrela iniciante)

Atalantec, Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Gropp, de Atalanta

Robot’s Squad, Escola Municipal de Educação Básica Max Schubert, de Jaraguá do Sul

 

Fonte:

Deixe seu comentário