Portal da Cidade Brusque

Alunos tiram dúvidas sobre Plano Diretor de Guabiruba

Jovens foram recebidos no salão nobre da prefeitura pela equipe da secretaria de Planejamento Urbano

Publicado em 15/11/2017 às 08:46

Foto: divulgação

“Guabiruba, eu conheço?” Esse é o nome do projeto que levou os alunos do 2° Anos do Ensino Inovador da Escola de Educação Básica Professor João Boos a marcarem um encontro com a Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura de Guabiruba para tirar dúvidas sobre o Plano Diretor, instrumento básico do ordenamento territorial urbano.

Eles foram recebidos no salão nobre da prefeitura pela equipe da secretaria. A atividade foi coordenada pelo professor Dirceu Dalbosco com o objetivo de que os estudantes tirassem suas dúvidas e acompanhassem a evolução da cidade. “Esse projeto faz com que a gente se aprofunde um pouco no plano diretor e saiba como Guabiruba está se desenvolvendo. Estudamos a parte teórica em sala e agora desenvolvemos essa atividade mais prática”, destaca o professor.

A arquiteta Debora Carolina S. B. Barroero explicou que conforme a Constituição Federal, a política urbana é responsabilidade do município, que deve garantir a função social da cidade e o desenvolvimento dos cidadãos. Lembrou que o Plano Diretor é uma lei municipal que deve ser revista, pelo menos, a cada 10 anos e deve expressar a construção de um pacto social, econômico e territorial para o desenvolvimento urbano do município. “Em Guabiruba o primeiro plano diretor foi construído em 2006, o segundo em 2013 e em 2018 o plano será revisto com a participação da população”.

Para os irmãos gêmeos Briam e Brandy Vegas, de 17 anos, a atividade foi produtiva. “Moramos há um ano no bairro Guabiruba Sul e com a palestra conhecemos um pouco mais do plano diretor e da cidade”, diz Briam, natural de Cuba.

A atividade vai culminar em uma carta de recomendação dos alunos à prefeitura com alternativas para delimitar cada bairro. A previsão é que a carta seja entregue em 2018 no período em que se discutirá a revisão do Plano Diretor.

Fique por dentro

Quem cuida, atualiza e fiscaliza a execução do Plano Diretor da cidade é a Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura. Em Guabiruba, fazem parte da pasta o secretário William Inacio Schlindwein, arquitetos Carlos Alberto Kniss e Debora Carolina S. B. Barroero, engenheiro civil

Robson Rodrigo Telles, fiscal de posturas Israel Pinheiro e estagiários Aline Razera, José Carlos Rieg e José Leonardo Marcis. Para mais informações, ligue 3308-3100.

 

Fonte:

Deixe seu comentário