Portal da Cidade Brusque

AmpeBr e Uniasselvi Brusque dão início às aulas da Academia de Gestão

Aula Magna contou com a presença de diversos empresários que p

Publicado em 13/09/2017 às 02:30

Foto: divulgação

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) e a Uniasselvi Brusque deram início, na noite de ontem (12), ao projeto Academia de Gestão. A aula magna foi proferida pelo diretor da universidade, Edson Andrade dos Reis, e contou com a presença da diretoria da AmpeBr, professores da Uniasselvi Brusque e dos empresários que farão os cursos do Módulo I da academia, nestes últimos meses de 2017.

Na oportunidade, o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge, enalteceu a parceria com a Uniasselvi Brusque e a missão da entidade em proporcionar cada vez mais capacitação aos seus associados. “É um momento muito importante para a entidade, o início da Academia de Gestão. Isso foi planejado pela AmpeBr no começo deste ano, no nosso planejamento estratégico para o biênio 2017/2018, onde colocamos como ponto forte capacitarmos os nossos associados. E a Uniasselvi Brusque nos deu essa oportunidade. Iniciamos o Módulo I com cinco cursos e temos certeza que o nosso associado ganhará muito com isso”, ressaltou.

 Neste segundo semestre de 2017 foram ofertados cinco cursos, voltados para empresários associados da AmpeBr.  A Academia de Gestão tem como metodologia cursos de curta duração, de quatro a doze horas, que serão ministrados pelos docentes da Uniasselvi. Liderança (4 horas), Marketing (4 horas), Vendas (8 horas), Gestão Financeira e Custos (12 horas) e Procedimentos Organizacionais (3 horas) são os cinco cursos disponibilizados nessa primeira etapa do projeto. As capacitações têm início neste mês de setembro e seguem até o final de novembro, com a solenidade de conclusão no mês de dezembro. Os encontros serão realizados uma vez por semana, sempre no período noturno, na própria Uniasselvi.

Grande adesão

Lançada no mês de agosto, a Academia de Gestão teve grande procura e adesão por parte dos associados da AmpeBr, conforme explica o diretor da entidade, Carlos Alberto Grão Velloso. “Estamos muito contentes com a adesão dos associados. Na verdade nossa expectativa foi superada. Todos os cursos, já na primeira semana de inscrição, tiveram sua capacidade de sala totalmente tomada. Tivemos que abrir novas vagas para atender mais associados e ainda assim, criamos uma lista de espera. Então a adesão está muito grande, o que nos leva a concluir que aquilo que nós vislumbramos no nosso Planejamento Estratégico como necessidade do associado, a capacitação, se confirma com essa grande adesão aos cursos”, revela.

Ainda segundo Velloso, a AmpeBr enquanto instituição que reúne os micro e pequenos empresários tem por objetivo facilitar a vida desses empreendedores, capacitando-os, dando ferramentas e apontado caminhos para que ele possa enfrentar com maior facilidade o mercado, cada vez mais competitivo.

Conhecimento aplicado

Para o diretor da Uniasselvi Brusque, Edson Andrade dos Reis, o grande objetivo da Academia de Gestão é fazer com que a universidade consiga externar o seu capital intelectual através de projeto de extensão. “Nós temos uma parceria muito boa com a AmpeBr, que traz suas necessidades e seus anseios de capacitação e do outro lado nós temos os nossos professores e coordenadores de cursos, que trazem o conhecimento cientifico e prático, para que essas empresas possam se capacitar em vários módulos. Muitas vezes essa micro ou pequena empresa tem dificuldade de conseguir uma consultoria, de tirar dúvidas, de enviar um funcionário para uma capacitação especial e formal, então isso é o grande objetivo, contribuir com essa capacitação, esse conhecimento”, avalia.

Reis também ressalta o formato da Academia de Gestão, com cursos rápidos, aplicados e pertinentes às necessidades dos empresários. A proposta é que o micro empresário possa aplicar o conhecimento adquirido em uma, duas ou três noites nos cursos, imediatamente no seu negócio. E participe dos módulos que virão a seguir, dentro do projeto Academia de Gestão, para complementar sua capacitação e como resultado ter mais solidez de gestão e capacidade gerencial elevada para garantir a sobrevivência do seu empreendimento.

Plano de Negócios

Durante a aula magna de ontem, Reis lançou um desafio aos participantes do Módulo I, que apresentem, como conclusão dos cursos, um plano de negócios. “Para coroar essa capacitação estamos idealizando que cada um construa o seu plano de negócios, abrangendo todas as áreas de marketing, vendas, liderança, rotinas organizacionais, planejamento financeiro e de custos, que serão os conteúdos desse primeiro módulo. Com isso queremos fazer com que essa capacitação seja uma situação prática onde o empresário possa, lá no mês de dezembro, sair com seu planejamento estratégico para 2018 com um pouco mais de propriedade”, enfatiza.

Planos para 2018

Segundo o diretor da Uniasselvi Brusque, o ano 2018 é especial, porque possivelmente o Módulo II da Academia de Gestão será no novo prédio da universidade, no Espaço Havan. “Pretendemos fazer uma capacitação mais avançada nas necessidades das micro e pequenas empresas, lançando o Modulo II. E também oportunizar a uma segunda turma os cursos do Módulo I”, comenta.

O diretor da AmpeBr, Carlos Alberto Grão Veloso, revela também que a entidade e a universidade estão estudando ainda a possibilidade de lançarem cursos técnicos na Academia de Gestão, sempre voltados às necessidades dos associados. 

Fonte:

Deixe seu comentário