Portal da Cidade Brusque

Inspiração

Aproximadamente 300 pessoas prestigiam palestra com Walter Rodrigues

Palestra abordou inovações e referências para a indústria e tendências no varejo internacional para o segundo semestre de 2020

Publicado em 07/08/2019 às 06:02

(Foto: Divulgação)

Conhecer melhor o processo criativo do salão de design e inovação de materiais Inspiramais, bem como a metodologia usada pelo mesmo, através da pirâmide de desenvolvimento de produtos, além das inovações e referências para a indústria e as principais tendências no varejo internacional em matérias-primas, para o segundo semestre de 2020. Assim foi marcada a ‘Palestra de Inspirações 2020/II’, com designer e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, na noite de segunda-feira, 5 de agosto, no Cine Gracher Havan. 

O evento, realizado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), em parceria com o Sebrae/SC e com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), reuniu 270 pessoas de Brusque e região. 

Em alta 

Na oportunidade foram apresentadas as apostas do Núcleo de Design do Inspiramais, com inspirações e referências para o segundo semestre da temporada 2020, em cartela de cores, estampas, texturas, tecidos, cortes, modelagens, referências, entre outras, voltadas ao setor de confecção. 

O público também pode conhecer melhor o conceito ‘zen’, tema principal da edição de junho do Inspiramais, que trouxe a reflexão sobre o ser humano, em ‘estar presente’, o bem-estar, o consumo consciente, e as escolhas responsáveis. 

Segundo Rodrigues, a moda hoje é a quarta indústria mais poluidora do mundo e cada vez mais é necessário ter uma consciência dessa questão, em prol do futuro, onde as empresas possam estabelecer uma nova meta, em como irão produzir e ao mesmo tempo cuidar do lugar em que se vive. 

Em relação ao assunto, e em especial ao consumo consciente, o designer também ressaltou a importância do papel das marcas e em especial dos designers e empresários, que cada vez mais devem se preocupar com os impactos gerados no meio ambiente em cada um dos processos de criação de um produto. “Hoje podemos considerar o lixo como um erro de design. E se esse erro é de design, é porque o designer errou. Ou seja, quando estou projetando uma peça, tenho que pensar quanto de resíduo isso está gerando, quanto que a embalagem do produto vai gerar, em cada processo. No Brasil não pensamos tanto nisso, mas é um caminho sem volta. Temos um público cada vez mais consciente, mais interessado, as lojas estão vendendo menos, os brechós estão vendendo mais, existe um movimento que está acontecendo e irá impactar essa visão, e precisamos estar preparados”, ressaltou. 

Direcionamento 

Outro aspecto apresentado pelo designer foi em relação a busca por informações direcionadas, atualizadas e contextualizadas, que possam contribuir para todo o processo de criação de um produto, mas que nem sempre estão disponíveis. “Hoje quando falamos de informação de moda ela é muito rica, muito ampla, está em todos os lugares, mas ela direcionada, absolutamente focada em uma sistematização de processo de design, são poucas. E o Inspiramais traz isso de uma forma bem alinhada, até porque somos dez designers que cuidam dessa pesquisa, com opiniões diversificadas, que abrange vários setores”, pontua. 

Por fim, Rodrigues falou sobre a importância da promoção do evento realizado em parceria com a AmpeBr, que oferece o compartilhamento de informações em prol de uma melhor assertividade das empresas em suas produções. “É um privilégio estar aqui e para o Inspiramais é maravilhoso, porque é uma forma de convidarmos as pessoas para participar do evento, onde há uma troca gigantesca de informação de conteúdo. Ao mesmo tempo é importantíssimo que a AmpeBr abrace esse caminho porque para os associados é uma força a mais, é uma possibilidade a mais. Participar de um evento como este de hoje abre o olhar, de criação, de conteúdo pessoal, é uma experiência muito rica”, comentou. 

Na avaliação do presidente da AmpeBr, poder contar com a presença e o compartilhamento de informações de Walter Rodrigues foi mais uma forma de a entidade contribuir para a evolução e crescimento de seus associados. “Foi uma noite especial, em dar oportunidade de acesso a esse conhecimento, com informações assertivas. E quem ganha com isso é toda a sociedade, pois pensamos sempre visando a nossa região. A Pronegócio precisa ter bons fornecedores, e nos preocupamos muito com isso, em os fabricantes acertarem seus produtos. Por isso a AmpeBr trabalha em prol do associativismo, onde os associados e a comunidade têm a oportunidade de ouvir uma pessoa com um conhecimento bagagem tão significativos no mundo da moda como o Walter Rodrigues”, detalhou. 

Saiba mais 

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em 2019 foi realizada a 10ª edição do evento, considerado único na América Latina. 

A próxima edição do evento será nos dias 14 e 15 de janeiro de 2020, e terá como tema principal 'Sincronia'.

Fonte:

Deixe seu comentário