Portal da Cidade Brusque

Escola

Artista carioca Ivan Cruz vem a Brusque para conhecer obras de alunos do Sesi

Vinda do artista resultou de uma “corrente do bem” realizada pelos pais das crianças. Obras que retratam as antigas brincadeiras de rua foram inspiração

Publicado em 30/10/2019 às 23:16

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação )

Foi um ano de muita pesquisa, aprendizado e criatividade para 96 crianças da pré-escola da educação infantil do SESI Escola de Brusque que agora vão apresentar seus trabalhos numa Vernissage. Isso mesmo!

Os pequenos artistas plásticos estudaram o trabalho do carioca Ivan Cruz e fizeram releituras de suas obras durante o projeto “Pintando o brincar”. A Vernissage abre a Mostra Pedagógica do SESI Escola que acontecerá nos dia 4 e 5, segunda e terça-feira.  

“Nós pesquisamos vários artistas para apresentar para as crianças e o Ivan nos chamou a atenção, pois retrata em suas obras as brincadeiras de rua que hoje, num mundo tão tecnológico, não são mais tão conhecidas. Conseguimos desenvolver com as crianças uma série de obras que vamos apresentar na vernissage”, destacam as professoras dos grupos de trabalho do GT6. 

Mas faltava algo a mais, ou seja, faltava as crianças conhecerem o artista. Foi então que, Franciele Hodecker Horner, mãe das pequenas Sophie, de 6 anos de idade, teve a ideia de postar nas redes sociais o trabalho da filha e chamar a atenção do artista. E não é que deu certo? Ivan Cruz não só compartilhou a foto, como também gravou um vídeo falando sobre a atividade das crianças de Brusque, no Vale do Itajaí. 

Foi então que a mãe, orgulhosa, teve outra ideia. Porque não trazer o artista para Brusque? Começava aí, um outro trabalho, mas agora envolvendo todos os pais. Eles fizeram uma “corrente do bem” e conseguiram os valores necessários para trazer o artista. 

“O objetivo maior foi proporcionar as crianças e aos pais, a oportunidade de conhecer um artista ainda vivo, além disso, também nos chamou a atenção as brincadeiras que são retratadas nas obras do Ivan Cruz, e que lembram a minha infância e resgatam essas brincadeiras, além de conscientizar nós, os pais, sobre a importância do brincar”, declarou a mãe. 

Na segunda-feira, dia 4, o artista plástico Ivan Cruz, vai conhecer as crianças e conversar com elas sobre sua história, o processo criativo de suas obras e responder as perguntas da garotada. Durante a noite, a partir das 18h30, ele abrirá a Vernissage e terá um espaço para fotos. Já na terça-feira, dia 5, a partir das 8h da manhã o artista vai presentear o SESI Escola e a cidade de Brusque com uma de suas obras ao ar livre. A ideia é iniciar a pintura de uma obra no muro da escola que, posteriormente, será colorida pelos alunos e seus pais. 

Sobre Ivan Cruz 

O artista plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro e brincava pelas ruas do seu bairro como toda criança. Apesar de amante da Arte, se formou em Direito em 1970, mas oito anos depois trocou o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio, região dos lagos. Já em 1986, abandonou a advocacia e passou a se dedicar à produção artística ingressando na Escola Brasileira de Belas Artes (hoje EBA) da U.F.R. 

Retrata em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais. Além disso, costuma reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de histórias, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda. 

Ivan Cruz pintou cerca de 250 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”. O artista baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.

Fonte:

Deixe seu comentário